Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Ifal Santana lança edital unificado de auxílios para estudantes ingressantes em 2021

Inscrições abertas até 15 de agosto

por Roberta Rocha publicado: 02/08/2021 19h53, última modificação: 03/08/2021 07h59

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Santana do Ipanema torna público o lançamento do Edital nº 04/2021 para seleção de estudantes a serem atendidos pelos Programas da Assistência Estudantil, Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados ofertados pelo campus em 2021. As inscrições estão abertas e seguem até 18 de agosto.

O edital oferta 71 vagas para o Auxílio Permanência no valor de R$130,00 e 97 vagas para o Auxílio Conectividade no valor de R$70 reais. Para as demais categorias de auxílio, não há número de vagas nem valor de concessão definido até o momento.

Podem concorrer estudantes que ingressaram na unidade de ensino em 2021 e estejam regularmente matriculados em cursos técnicos presenciais integrado ou subsequente, prioritariamente com renda per capita até um salário-mínimo e meio vigente. Renda per capita é a soma de toda a renda familiar dividida pelo número de pessoas que residem na mesma casa.

Os interessados devem preencher o Questionário Socioeconômico no link https://forms.gle/YcYn7JnCT7wy17a76 e enviar a documentação exigida para o e-mail selecao.ifalsantana@gmail.com.

Em relação à documentação solicitada, os modelos de requerimentos e declarações estão disponíveis nos anexos do edital. No final do edital, há também orientações para preenchimento da declaração de renda. O resultado preliminar do certame está previsto para o dia 27 de agosto.

Sobre os programas - A Política de Assistência Estudantil do Ifal tem por finalidade possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais. Nesse sentido, o Programa Auxílio Permanência (PAuP) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a alunos com necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Já o Auxílio Conectividade é  um programa implementado pelo Ifal em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, como forma de proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional. Sua concessão inclui duas modalidades: auxílio financeiro de R$ 70,00 mensais, para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel; e disponibilização de equipamento (tablet) para acesso à internet mediante cessão para os discentes dos últimos anos ou doação para os demais.

O programa Alunos Conectados, por sua vez, é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de permitir aos estudantes as condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do campus, através da concessão de Serviço Móvel (SMP), com fornecimento de SIM CARDs (chips telefônicos) das operadoras Claro e OI, de franquia de 40GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.

Acesse o Edital Nº 04/2021 para mais informações.