Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Estudante do Campus Santana do Ipanema viaja para intercâmbio no Japão
conteúdo

Notícias

Estudante do Campus Santana do Ipanema viaja para intercâmbio no Japão

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 10/04/2023 15h52, última modificação: 11/04/2023 17h46

Na próxima sexta-feira (14/04), o estudante João Thomaz Braga do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do Campus Santana do Ipanema embarca para o Sakura Science High School Program, no Japão. O programa terá duração de 7 dias e terá início dia 16 de abril. Durante o intercâmbio, os estudantes farão visitas a universidades e centros de pesquisas, participarão de seminários e outras atividades juntamente com alunos e alunas japoneses do ensino médio e de outros países que fazem parte do programa.

Selecionados através do edital Conif/AI 14,  divulgado pelo  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nove estudantes representam o Brasil este ano, dentre eles João Thomaz Braga,  o primeiro alagoano a participar do Sakura Science High School Program.

“Eu sabia que existiam oportunidades para viajar ao exterior, porém, ainda não conhecia nenhum programa que pudesse me levar overseas, como ir ao Japão. Em julho do ano passado vi uma publicação no Instagram do Ifal oficial falando sobre o Sakura e logo me interessei. O professor Thiago Vaz me incentivou muito nesse processo, foi ele quem emitiu uma declaração sobre o meu nível de inglês, um dos requisitos do Edital.” disse João. 

Para a participação no programa, o governo japonês buscou estudantes sem experiência prévia internacional, matriculados regularmente no penúltimo ou último ano do ensino técnico de instituições vinculadas ao Conif, com mais de 16 anos,  com excelente rendimento acadêmico e certificação internacional de proficiência em inglês maior ou igual ao nível B2. 

Embora nunca tenha viajado para fora do país, não é a primeira vez que o estudante representará o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Em 2018, o aluno foi classificado para a etapa nacional da Olimpíada de Matemática do Institutos Federais (OMIF), ocorrida em Minas Gerais. No ano seguinte, o estudante foi classificado novamente, dessa vez indo para o Rio de Janeiro. 

“Essas experiências foram essenciais para minha inscrição. Já que participar de eventos e ter medalhas em Olimpíadas de conhecimento pontuaram para a classificação. Neste sentido, agradeço muito ao campus e principalmente aos professores de matemática  Alex Cante e Fernando Mendonça, por toda preparação oferecida e por terem acreditado no meu potencial.”  declarou. 

João Thomas vem sendo acompanhado pela Coordenação de Relações Internacionais desde o início da seleção. O discente também recebeu apoio e suporte logístico do Campus Santana do Ipanema, que disponibilizou transporte (veículo e motorista) a Maceió para retirada do passaporte, além de translado ao aeroporto. 

Programa Sakura

O programa Sakura busca contribuir para desenvolvimento da ciência e tecnologia global pelo apoio de jovens talentos do exterior, os quais universidades/instituições de pesquisas e negócios no mundo desejam melhorar o interesse na ciência e tecnologia do Japão, convidando jovens de 14 países e regiões.

De 2014 a 2022, foram implementados o total de 54 cursos e 5.666 estudantes do ensino médio de todo o mundo foram para o Japão participar do programa. É esperado que esses participantes do Sakura Science High School Program sejam a ponte entre o Japão e seus países natais e desempenhem papéis ativos no futuro. 

“Para além da tecnologia, o programa se preocupa com as relações sociais, e essa discussão étnica tem me acompanhado desde 2019, quando comecei a estudar principalmente sobre a causa preta e a luta geral contra o preconceito racial, de gênero e étnico. Ser um dos 10 jovens brasileiros selecionados, sendo alagoano, vivendo no Sertão com todos os meus traços pretos, me dá muito orgulho.” declarou João.