Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Encontros motivacionais aproximam Campus Santana de cidades sertanejas

Encontros motivacionais aproximam Campus Santana de cidades sertanejas

Ações ocorreram na última semana

publicado: 23/10/2017 09h31, última modificação: 24/10/2017 08h23
Exibir carrossel de imagens Professores Levy, Sebastião e Marcos levam Campus Santana à Escola Municipal Maria Nepomuceno

Ifal mais próximo

Apresentar o Campus Santana às escolas da região sertaneja: esse é o mais novo mecanismo que integra nossa política de aproximação do Ifal com a região do sertão de Alagoas. A ideia é trazer alunos de outras escolas para participarem de eventos no Campus, elencando os benefícios e as qualidades da melhor escola pública da região. Mas para essa iniciativa se efetivar, o trabalho de uma professora da rede municipal de Santana do Ipanema foi essencial: Edilma Gomes, docente de história, viu no trabalho, desenvolvido pelo Ifal, um meio de inspiração e motivação na vida dos alunos, na busca por uma educação capaz de transformar vidas. Na ânsia de construir novas e boas perspectivas para os discentes da rede municipal, Edilma propôs uma parceria com o Campus Santana, que começou a se desenrolar na noite da última quinta-feira (19), na Escola Maria Nepomuceno Marques, no distrito de Areias, zona rural de Santana do Ipanema.

Imagem 2Na oportunidade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental receberam a visita dos professores do Campus. Sebastião Júnior, Levy Brandão e Marcos Dias foram levar aos alunos exemplos motivacionais de como a educação tem o poder de transformar vidas. Durante quase duas horas de conversa, os jovens de 14 a 19 anos, viveram momentos marcados pela emoção, descontração e mensagens motivadoras e inspiradoras. A unidade de ensino foi a primeira a receber a visita de professores do Campus Santana, dentro de um planejamento que vai bem mais além, resultado da parceria entre Ifal e Secretaria Municipal de Educação. A pedagoga Cícera Gomes, coordenadora geral da secretaria, traçou o cronograma que levará o Campus às escolas do município.

Na palestra com os 40 discentes do distrito de Areais, o Ifal foi apresentado como um caminho possível na trajetória de vida desses alunos e como elemento decisivo na realização de sonhos, mostrando como a educação é a base da (re)construção de vidas bem sucedidas. Além dos professores do Campus Santana, participaram da iniciativa as articuladoras de ensino do projeto Escola 10, Edilma Gomes e Claricy Alves, a coordenadora geral da Secretaria de Educação do município, Cícera Gomes, a diretora da unidade de ensino e sua adjunta, Jarina Farias e Nancy Melo, além da técnica educacional da SEDU municipal, Jeane Couto. Na contrapartida da visita do Campus Santana à escola, o convite para que aqueles alunos participem da Mostra da Consciência Negra foi lançado. O evento ocorre no Campus no próximo mês e discute temas relevantes, no mês em que é comemorado o dia da consciência negra.  “Momentos como esse, além de nos permitir levar uma mensagem que pode motivar e inspirar os jovens da região, nos trazem uma satisfação imensa, também nos inspiram a caminharmos firmes com a nossa missão de promover a educação, que para mim, dentre tantos dos seus papéis, tem o importantíssimo propósito de fazer sonhar e foi isso que me fez ser professor, educador e acreditar tanto no poder transformador da educação”, afirmou o professor de Sociologia, Levy Brandão. A próxima parada da ação está prevista para ocorrer na Escola Municipal Senhora Santana, zona urbana do município.

Inspiração em outros municípios

Servidor Diego Alves em visita à Escola Estadual Professora Josefa de Souza Lima, em Poço das Trincheiras

Na sexta-feira (20) foi a vez de outro servidor do Campus Santana participar de ação semelhante. Convidado pela Professora Luzinete Souza, o técnico em assuntos educacionais, Diego Alves, participou de um momento de diálogo com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Josefa de Souza Lima, no município vizinho de Poço das Trincheiras.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da unidade de ensino, cujo foco é a preparação para a Prova Brasil e, principalmente, trazer histórias próximas aos alunos, às quais provam como a educação tem o poder transformador. Diego é ex-aluno e estudou os quatro anos iniciais naquela unidade de ensino. A diretora da escola estadual, Denise Ferreira, participou do encontro, que foi marcado pela descontração e emoção. Na ação, o servidor apresentou o Campus Santana como importante mecanismo do qual os sertanejos devem lançar mão na construção de uma vida digna, destacando como a expansão do Ifal facilita a oferta de uma educação de qualidade para os sertanejos: "Há 15 anos atrás eu precisei sair de casa para buscar uma educação que me desse possibilidade de sonhar. Hoje vocês dispõem de uma instituição centenária, reconhecida pela oferta de uma educação de qualidade, que une formação humana com qualificação técnica, que é o Ifal Santana. Não desperdicem a incrível oportunidade que está logo ali, bem próximo de vocês", disse o servidor para os discentes que estão no último ano do ensino médio.