Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Empreendedorismo e inovação pedem passagem na terceira edição do AVANT IF

Empreendedorismo e inovação pedem passagem na terceira edição do AVANT IF

Competição de ideias inovadoras acontece no final de novembro no Campus Santana do Ipanema

publicado: 09/10/2018 10h38, última modificação: 09/10/2018 10h38
Exibir carrossel de imagens As inscrições já estão abertas e vão ate 05 de novembro

As inscrições já estão abertas e vão ate 05 de novembro

Apontar soluções para os problemas do nosso dia-a-dia de forma coletiva e colaborativa a partir de ideias de negócios inovadores: com esse desafio a terceira edição do AVANT IF desembarca no campus do Ifal em Santana do Ipanema nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro. Reconhecida como iniciativa exitosa pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), a competição de ideias inovadoras pretende unir diversas áreas do saber científico a partir dos conceitos de empreendedorismo e inovação.

Imagem 3Com o estímulo à cultura do empreendedorismo, o AVANT IF premiará os melhores modelos e soluções viáveis  e sustentáveis, com potencial inovador e mercadológico. Em edições anteriores, investidores já manifestaram interesse em algumas dessas iniciativas inovadoras. Na edição Agro, realizada neste ano, o projeto dos alunos Ingrid Pereira, Ericka Cristina e Rafael Prudente, do Campus Santana, se inspirou na técnica científica que permite a superabsorção das fraldas descartáveis dos bebês para propor a criação de uma cápsula de poliacrilato de sódio, capaz de melhorar a performance do solo semiárido do sertão. As cápsulas, nesse caso, retêm a água numa proporção gigantesca e a libera lentamente sobre o solo, garantindo a umidade essencial para o desenvolvimento das lavouras. O processo, além de eficiente, é simples, prático e barato.

Saiba como participar

A disputa pelo AVANT IF acontece a partir de equipes compostas de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) integrantes, com pelo menos um aluno, servidor ou egresso do Ifal. Para realizar a inscrição, um representante da equipe deverá preencher o Formulário Eletrônico no período de 09 de outubro a 05 de novembro. Um mesmo participante não poderá integrar mais de uma equipe e não serão aceitas solicitações de inclusão, exclusão ou substituição de integrantes após a efetivação da inscrição.

As ideias apresentadas pelos participantes não podem ter sido premiadas em eventos similares. A competição acontece em duas fases: na 1ª etapa as propostas descritas no formulário eletrônico serão analisadas pela comissão organizadora, com relação à clareza da ideia, solução apresentada, potencial mercadológico, entre outros. O resultado da etapa preliminar será divulgado no dia 19 de novembro, contendo as equipes aprovadas para a fase final, disputada no Campus Santana do Ipanema, de 30 de novembro a 02 de dezembro.

Na 2ª etapa, até 24 equipes distribuídas em duas categorias - Tradicional e Tecnológica - participam de uma verdadeira maratona de 44 horas, com mentores de notório saber e reconhecida experiência empreendedora, que irão aprimorar os projetos iniciais. Critérios como mérito, contribuição para o avanço da área do conhecimento e qualidade da apresentação da proposta serão considerados para a premiação, com trofeus e certificados de reconhecimento, das três equipes campeãs em cada categoria. Para mais informações acesse o EDITAL da competição.

Imagem 2