Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Cultivo de horta em escola é tema de projeto de extensão

Cultivo de horta em escola é tema de projeto de extensão

Projeto mostra como a interdisciplinaridade pode contribuir para um trabalho de inclusão social

publicado: 07/06/2017 13h42, última modificação: 22/06/2017 18h28

Sabe aquela idéia de tornar a aprendizagem um momento prazeroso para jovens e crianças? Pensando nisso, o projeto de extensão “Horta Escolar uma alternativa interdisciplinar”  foi colocado em prática por alunos do IFAL Campus Santana do Ipanema. A iniciativa tem por objetivo a implantação de uma horta na Escola Municipal Ormindo Barros, no mesmo município do sertão do estado.

A ideia foi baseada num conceito cada vez mais corrente entre os educadores, o da interdisciplinaridade. Com a execução do projeto, todas as disciplinas conversam entre si a partir da utilização da horta como elemento de conscientização socioambiental, de sensibilização para a necessidade de se ter hábitos alimentares adequados e, com maior destaque, o foco na inclusão social - e isso desde os primeiros anos de vida escolar.

O projeto tem como proponente o Chefe do Departamento Acadêmico do Campus, o professor Sebastião da Silva Júnior e é co-orientado pela professora Rosângela Souza. Atuam como bolsistas as alunas Delis Barbosa Soares e Sheilla da Conceição Gomes. Completam a equipe os voluntários Iaponira Apolinário, Mizael Costa, Ludiele Alves e Maria Heloisa Martins.

O uso da horta como instrumento de aprendizagem vem sendo amplamente aplicado mais recentemente para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem que valorize uma educação com olhar cuidadoso para o meio-ambiente e saúde. Nesse sentido, o próprio papel do docente ganha uma ressignificação à medida que o projeto integra todas as áreas do conhecimento, redimensionando também o significado da escola, que passa a interagir diretamente com pais, alunos e professores.

O orientador, professor Sebastião Júnior, falou sobre a importância do projeto para a escola assistida: "O projeto de extensão busca a promoção de mudança de hábitos, valores e atitudes, geradas pelos problemas da atualidade contemporânea. São ações escolares motivadoras, integradoras e dinâmica, pela quais, se aplicam estratégias empolgantes com o uso de práticas pedagógicas estimulantes. Tem como principal objetivo a valorização do homem, em busca  ao exercício da cidadania e melhor qualidade de vida”

Se por um lado o projeto promove uma inclusão social e fortalece o vínculo escola-família, por outro contribui bastante para a formação dos alunos bolsistas do IFAL Campus Santana. Toda a gestão do projeto considera a atividade desenvolvida como uma ferramenta que favorece o entendimento das atividades agrícolas pelo alunos bolsistas, estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária.

Todos esses componentes servem para reforçar a função social do IFAL Campus Santana do Ipanema, enquanto instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, além de nos aproximar da comunidade local onde estamos inseridos e para a qual servimos. A “Horta Escolar” acaba por promover uma educação integradora, com benefícios para o público externo e, ainda, para fortalecer o desenvolvimento dos alunos do campus envolvidos no projeto.

Imagem 1

por Diego Alves