Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Campus Santana premia destaques em Olimpíadas de Matemática

Campus Santana premia destaques em Olimpíadas de Matemática

Reconhecimento ocorreu em cerimônia de acolhimento de novos estudantes

publicado: 11/06/2019 11h40, última modificação: 11/06/2019 11h40
Exibir carrossel de imagens João Thomaz é um dos destaques do ciclo olimpíco no Campus Santana

João Thomaz é um dos destaques do ciclo olimpíco no Campus Santana

Os estudantes que participam das olimpíadas do conhecimento talvez nem saibam que sua experiência nas competições transcendem o caráter competitivo e passam a desempenhar importante função em seus itinerários formativos. Muito mais que ter um poema selecionado ou conseguir a resolução para um problema matemático, a atuação nos eventos eleva a autoestima dos envolvidos, incentiva a participação de novos estudantes e motiva docentes a seguirem desenvolvendo boas práticas pedagógicas.

Com esse olhar, o campus do Ifal em Santana do Ipanema promoveu nesta segunda-feira (10) uma cerimônia de premiação aos discentes da instituição que se destacaram em três olimpíadas: Canguru, Omif e Obmep, aplicadas em 2019. A premiação aconteceu dentro da programação de acolhimento dos novos estudantes dos cursos integrados e subsequente, que na oportunidade iniciaram suas histórias na unidade de ensino.  "Um momento oportuno para inspirarmos nossos alunos que chegam com histórias de sucesso, com um viés de inspiração", destacou o docente de Matemática, Alexandre Cavalcante, um dos entusiastas das olimpíadas do conhecimento no campus, que atua nos projetos em parceria com os docentes Wagner Xavier e Fernando Mendonça.

Preparação Olímpica

Imagem 7No calendário olímpico de 2019, duas competições despontam como protagonistas: a Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif) e a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (Obmep). Na preparação para as provas, os docentes promoveram a Olimpíada Canguru, como forma de aproximar estudantes das questões aplicadas nos concursos.

Na cerimônia, foram premiados com medalhas os três primeiros colocados e com menção honrosa o quarto colocado. Confira os resultados:

1 - João Thomaz Braga da Silva
2 - Guilherme Silva Clemente
3 - Adeildo Vieira Silva Neto
4 - Bruno Emanuel Soares de Souza

Feito repetido

Imagem 6Como parte dos eventos comemorativos dos 10 anos de criação dos Institutos Federais brasileiros e da agenda positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, a Olimpíada de Matemática do Institutos Federais (Omif) teve sua primeira edição promovida em 2018. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino técnico integrado de nível médio das instituições que compõem a rede de educação profissional e tecnológica brasileira, acontecendo em duas fases: na primeira, os discentes respondem às provas em suas escolas; na segunda, os classificados participam da competição na sede escolhida anualmente pela organização do evento.

Em 2018, o estudante João Thomaz Braga da Silva carimbou sua classificação à segunda fase da Omif, realizada no IF Sul de Minas, Campus Muzambinho, em Minas Gerais. O discente esteve entre um seleto grupo de candidatos e recebeu medalha pela participação  na competição. Após a realização da primeira fase da olimpíada em 2019, João repetiu o feito e conseguiu nova vaga na fase final, que será realizada no IFFluminense - Campus Campos Centro, Rio de Janeiro. Além do estudantes, outros discentes aguardam a divulgação da nota de corte e sonham com um lugar ao lado de João Thomaz. Abaixo, confira a premiação dos destaques na Omif, com os três primeiros colocados garantindo medalha e os demais menção honrosa de reconhecimento pelo Campus Santana:

1- João Thomaz Braga da Silva
2-Bruno Emanuel Soares de Souza
3-Adeildo Vieira Silva Neto
4-Rayra Rodrigues Fernandes
5-Rodrigo Lima dos Santos

Tradição mantida na Obmep

Imagem 2Nos últimos anos o trabalho do Campus Santana na preparação olímpica tem sido destaque também na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep. Na cerimônia de premiação realizada na recepção dos novos alunos, 6 estudantes receberam reconhecimento pela classificação à fase final da competição, em 2019. Na sua 15ª edição, a Obmep promove o estudo da matemática em milhares de instituições espalhadas pelo Brasil. A competição acontece em duas fases: na primeira, todos os estudantes das escolas inscritas respondem a uma prova com questões de múltipla escolha, que classifica para a fase final, aplicada com questões discursivas.

Fruto dessa tradição, o ex-aluno José Ranielson Vieira foi homenageado na cerimônia e contou suas experiências exitosas, inspirando os discentes a repetirem o feito. Por três anos consecutivos, Ranielson se classificou para a fase final da olimpíada e recebeu menções honrosas nas três oportunidades. As histórias de José Ranielson e de João Thomaz se entrecruzam e servem como incentivo à participação dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento. Confira a relação dos estudantes classificados para a fase final da Obmep em 2019:

1 -  João Thomas Braga da Silva
2 - Rodrigo Lima dos Santos