Notícias
Campus Santana premia destaques em Olimpíadas de Matemática
Reconhecimento ocorreu em cerimônia de acolhimento de novos estudantes
Os estudantes que participam das olimpíadas do conhecimento talvez nem saibam que sua experiência nas competições transcendem o caráter competitivo e passam a desempenhar importante função em seus itinerários formativos. Muito mais que ter um poema selecionado ou conseguir a resolução para um problema matemático, a atuação nos eventos eleva a autoestima dos envolvidos, incentiva a participação de novos estudantes e motiva docentes a seguirem desenvolvendo boas práticas pedagógicas.
Com esse olhar, o campus do Ifal em Santana do Ipanema promoveu nesta segunda-feira (10) uma cerimônia de premiação aos discentes da instituição que se destacaram em três olimpíadas: Canguru, Omif e Obmep, aplicadas em 2019. A premiação aconteceu dentro da programação de acolhimento dos novos estudantes dos cursos integrados e subsequente, que na oportunidade iniciaram suas histórias na unidade de ensino. "Um momento oportuno para inspirarmos nossos alunos que chegam com histórias de sucesso, com um viés de inspiração", destacou o docente de Matemática, Alexandre Cavalcante, um dos entusiastas das olimpíadas do conhecimento no campus, que atua nos projetos em parceria com os docentes Wagner Xavier e Fernando Mendonça.
Preparação Olímpica
No calendário olímpico de 2019, duas competições despontam como protagonistas: a Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif) e a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (Obmep). Na preparação para as provas, os docentes promoveram a Olimpíada Canguru, como forma de aproximar estudantes das questões aplicadas nos concursos.
Na cerimônia, foram premiados com medalhas os três primeiros colocados e com menção honrosa o quarto colocado. Confira os resultados:
1 - João Thomaz Braga da Silva
2 - Guilherme Silva Clemente
3 - Adeildo Vieira Silva Neto
4 - Bruno Emanuel Soares de Souza
Feito repetido
Como parte dos eventos comemorativos dos 10 anos de criação dos Institutos Federais brasileiros e da agenda positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, a Olimpíada de Matemática do Institutos Federais (Omif) teve sua primeira edição promovida em 2018. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino técnico integrado de nível médio das instituições que compõem a rede de educação profissional e tecnológica brasileira, acontecendo em duas fases: na primeira, os discentes respondem às provas em suas escolas; na segunda, os classificados participam da competição na sede escolhida anualmente pela organização do evento.
Em 2018, o estudante João Thomaz Braga da Silva carimbou sua classificação à segunda fase da Omif, realizada no IF Sul de Minas, Campus Muzambinho, em Minas Gerais. O discente esteve entre um seleto grupo de candidatos e recebeu medalha pela participação na competição. Após a realização da primeira fase da olimpíada em 2019, João repetiu o feito e conseguiu nova vaga na fase final, que será realizada no IFFluminense - Campus Campos Centro, Rio de Janeiro. Além do estudantes, outros discentes aguardam a divulgação da nota de corte e sonham com um lugar ao lado de João Thomaz. Abaixo, confira a premiação dos destaques na Omif, com os três primeiros colocados garantindo medalha e os demais menção honrosa de reconhecimento pelo Campus Santana:
1- João Thomaz Braga da Silva
2-Bruno Emanuel Soares de Souza
3-Adeildo Vieira Silva Neto
4-Rayra Rodrigues Fernandes
5-Rodrigo Lima dos Santos
Tradição mantida na Obmep
Nos últimos anos o trabalho do Campus Santana na preparação olímpica tem sido destaque também na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep. Na cerimônia de premiação realizada na recepção dos novos alunos, 6 estudantes receberam reconhecimento pela classificação à fase final da competição, em 2019. Na sua 15ª edição, a Obmep promove o estudo da matemática em milhares de instituições espalhadas pelo Brasil. A competição acontece em duas fases: na primeira, todos os estudantes das escolas inscritas respondem a uma prova com questões de múltipla escolha, que classifica para a fase final, aplicada com questões discursivas.
Fruto dessa tradição, o ex-aluno José Ranielson Vieira foi homenageado na cerimônia e contou suas experiências exitosas, inspirando os discentes a repetirem o feito. Por três anos consecutivos, Ranielson se classificou para a fase final da olimpíada e recebeu menções honrosas nas três oportunidades. As histórias de José Ranielson e de João Thomaz se entrecruzam e servem como incentivo à participação dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento. Confira a relação dos estudantes classificados para a fase final da Obmep em 2019:
1 - João Thomas Braga da Silva
2 - Rodrigo Lima dos Santos
3 - Cleverson Soares Silva
4 - Amelane Gabrielly Menezes Gomes
5 - Bruno Emanuel Soares de Souza
6 - Guilherme Silva Clement