Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Campus Santana inicia seleção para auxílios Permanência, Conectividade e Alunos Conectados

Inscrições acontecem entre até o dia 11 de março

publicado: 21/02/2022 15h06, última modificação: 21/02/2022 15h06

Por Leonardo Teles - estagiário de Jornalismo

O Campus Santana do Ipanema lançou, na manhã desta segunda-feira (21), o Edital Unificado Nº 02/2022 referente à seleção de estudantes para ingresso nos programas da Auxílio Permanência, Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Para participar da seleção de qualquer dos benefícios, os alunos dos cursos de ensino médio devem realizar o preenchimento do questionário socioeconômico on-line e enviar a documentação comprobatória, entre 21 de fevereiro e 11 de março. A análise econômica será realizada entre 28 de março e 15 de abril e o resultado preliminar será divulgado no dia 18 de abril.

Sobre os programas

O Auxílio Permanência (PauP), caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Os valores das bolsas mensais variam entre R$ 140,00 a R$ 350,00.

O Auxílio Conectividade tem por finalidade proporcionar, às/aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional, propiciando a comunicação, a orientação e a interação de forma remota, para atender à situação emergencial em razão da pandemia da Covid-19 e suas repercussões, com o intuito de reduzir o distanciamento entre as/os estudantes e o Ifal. O auxílio financeiro para contratação de internet ainda não tem valor nem número de vagas definidos.

O Projeto Alunos Conectados tem por finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), a disponibilização e o monitoramento de pacote de dados, para alunos/as das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e institutos federais, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, fora do Campus de sua instituição de ensino. Por meio dele, os estudantes serão beneficiados com doação ou cessão de tablets, além de chips.