Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Aula prática investiga crescimento de microrganismos

Aula prática investiga crescimento de microrganismos

Ação aproxima estudantes do último ano em Agropecuária com as noções da microbiologia

publicado: 11/10/2017 08h10, última modificação: 11/10/2017 08h10
Exibir carrossel de imagens Turma do 4º B participa de aula prática em microbiologia.

Turma do 4º B participa de aula prática em microbiologia.

Eles estão por toda parte! No ar, no solo ou no homem, os microrganismos são seres tão minúsculos que não podem ser visualizados a olho nu, mas tem a capacidade de auxiliar positivamente na vida humana ou significar um grave risco a saúde. Durante séculos, esses seres diminutos, de variadas formas, tamanhos e estruturas, ficaram sob o desconhecimento do homem, com um efeito negativo importante na transmissão e controle de doenças, como a pandemia conhecida como Peste Negra, que durante a Idade Média chegou a dizimar regiões inteiras na Europa.

Imagem 5

Mas tudo ficou mais fácil quando Pasteur apresentou a Teoria dos Germes em 1878, dando início a chamada Era Bacteriológica e pode identificar e classificar bactérias, fungos e parasitas. Quem pode acompanhar de perto o crescimento desses minúsculos seres foram os alunos do 4º B do Curso Técnico em Agropecuária. No último ano do curso, os estudantes tiveram uma aula prática de microbiologia, sob a condução da Professora Márcia Gomes, que realizou uma inoculação de microrganismos, processo que consiste em adicionar os seres em um meio de cultura para verificar seu crescimento.

Diversos lugares serviram de base para identificar esses seres, como na saliva, no celular, no chão do banheiro e no trinco da porta. O estudo da microbiologia é de fundamental importância, porque pode trazer importantes avanços para humanidade, como ocorreu com a criação dos antibióticos, decisivo para a cura de várias doenças, além de identificar infecções maléficas aos humanos, facilitando seu controle. Mais uma importante ação do IFAL Campus Santana do Ipanema.