Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Alunos do Campus Santana defendem trabalho no maior evento da Matemática no estado

MatFest acontece na UFAL de 23 a 27 de outubro

publicado: 16/10/2017 11h21, última modificação: 16/10/2017 11h21
Exibir carrossel de imagens Alunos representam IFAL na Matfest

Alunos representam IFAL na Matfest

Você já ouviu falar em Geometria Fractal? Os alunos do 2º "B" do Curso Técnico em Agropecuária já e vão levar ao maior evento de Matemática do estado seus conhecimentos. O ramo da Matemática estuda as propriedades e o comportamento de figuras geométricas mais complexas, como as formas que aparecem na natureza: o caule das árvores e as folhas são exemplos disso. O estudo tem reflexo em importantes campos das artes, ciência e tecnologia.

Na próxima semana, um grupo de alunos do Campus Santana, liderados pelos professores André Carlos e Alexandre Cante, da área de Exatas, vai apresentar o trabalho "Fractais: a Geometria da Natureza" no maior evento da Matemática em Alagoas, o MatFest. O evento é uma iniciativa do Instituto de Matemática (IM), da Universidade Federal de Alagoas, que tem por objetivo divulgar e aproximar a ciência dos alunos dos níveis de ensino fundamental, médio e superior. Realizado anualmente, o MatFest  conta com a parceria de outras instituições respeitadas no cenário nacional, como a UFBA e UFRJ, ajudando a despertar o interesse dos alunos de outros estados nordestinos para participação no evento.

Os alunos Bruno Henrique Fernandes, Cecília Tenório, Jamyris Lima, Júlio Gabriel Silva e Thayline Emily Silva vão ao Instituto de Matemática entre os dias 23 e 27 de outubro defender o projeto, que mostra como é comum a presença dos fractais em situações cotidianas, provando como a Matemática está presente corriqueiramente em nossas vidas e desconstruindo o conceito de que a ciência se restringe a números. A iniciativa apresenta um estudo dinâmico da disciplina e desmitifica a tese de que o estudo matemático precisa ser enfadonho e cansativo.

A ação faz parte de uma política do Campus Santana de dinamizar o ensino da Matemática e de criar um sistema participativo nas atividades da ciência. Este ano o Campus levou 31 alunos à Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP. Nossa instituição também colabora na preparação dos docentes da rede pública de ensino dos municípios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras para a OBMEP, como no encontro de formação que aconteceu aqui em Setembro/2017.