Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Abertas inscrições para ingresso no Campus Santana

Abertas inscrições para ingresso no Campus Santana

São ofertadas mais de 170 vagas

publicado: 12/09/2017 10h07, última modificação: 19/09/2017 09h55

O Campus Santana do Ipanema está com inscrições abertas para o ingresso de novos alunos no ano letivo 2018, através do Exame de Seleção. Desde o 04 de setembro, as inscrições estão sendo recebidas através do site de exames do IFAL e vão até 01 de outubro. Aqui são duas modalidades de cursos: Subsequente e Integrado ao Ensino Médio.

ENTENDA OS PRÉ-REQUISITOS

Os melhores alunos para a melhor instituição de ensino público no sertão.             A modalidade de curso Integrado  é destinada aos candidatos que concluíram o Ensino Fundamental e pretendem unir a formação do Ensino Médio com o Técnico. É exigido que o candidato apresente o certificado de conclusão do Ensino Fundamental no ato da matrícula, caso seja aprovado no certame.

Já a modalidade Subsequente destina-se aos concluintes do Ensino Médio, que buscam uma qualificação técnica. Assim como no caso anterior, aqui o candidato deve apresentar - se aprovado - o certificado de conclusão do Ensino Médio.

OS CURSOS OFERTADOS

Na modalidade Integrado ao Ensino Médio o Campus Santana oferta dois cursos: o Técnico em Agropecuária e o recém inaugurado Técnico em Administração, com 68 vagas para cada um deles. Há ainda mais 40 vagas, nesse caso ofertadas na modalidade Subsequente, no Técnico em Agropecuária.

Atendendo à legislação vigente, serão destinadas 50% das vagas ofertadas para os diferentes tipos de COTAS:

Entenda a reserva de vagas:

A Ação Afirmativa I é reservada para alunos com renda bruta per capita familiar inferior a 1,5 salário-mínimo, que equivale até R$ 1.405 por membro da família, além de referir-se a quem se autodeclara PRETO, PARDO ou INDÍGENA

Já a Ação Afirmativa II também se refere a quem se autodeclara PRETO, PARDO ou INDÍGENA, mas com uma diferença em relação à I: para concorrer a esta cota o candidato precisa ter renda bruta per capita familiar SUPERIOR a 1,5 salário-mínimo por membro da família, que significa mais de R$ 1.405 por pessoa.

Por fim, a Ação Afirmativa III é destinada exclusivamente aos candidatos que se autodeclararem PESSOAS  COM DEFICIÊNCIA, independentemente da raça declarada ou da renda familiar.

Para se enquadrar em qualquer ação afirmativa o candidato precisará ter cursado todo o ensino fundamental em escola pública (do 1º a 9º ano) para ingresso nos cursos Integrados ou ter cursado todo o ensino médio (da 1ª a 3ª série) para ingresso no curso Subsequente.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50. Para os candidatos com baixa renda é disponibilizado o benefício da isenção do pagamento da taxa, desde que atenda aos requisitos previstos no Edital. O candidato tem até o dia 22 de setembro para realizar o preenchimento da inscrição online e entregar a documentação no Campus, caso opte pela isenção. O resultado do pedido de isenção será divulgado posteriormente.

As provas serão realizadas no dia 03 de dezembro, pela manhã, em local a ser informado posteriormente. As provas objetivas contam com 40 questões de múltipla escolha. Todas as informações você encontra na página https://exame3.ifal.edu.br/  e no Edital do processo seletivo.

10 motivos pra ser Ifal Santana

Quer fazer parte da melhor escola pública do sertão? A gente te dá 10 bons motivos pra isso. Ou seriam 11? Assista o vídeo abaixo e descubra porque na nossa Matemática 10 é igual a 11! Nossos alunos contam pra você o que o Campus Santana tem de bom! Assista o vídeo, acesse o site, faça sua inscrição e boa sorte! Te esperamos aqui em 2018!