Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Ifal Rio Largo recebe comitiva do Projeto Reitoria no Campus

Ifal Rio Largo recebe comitiva do Projeto Reitoria no Campus

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 08/03/2023 15h48, última modificação: 08/03/2023 15h48
Exibir carrossel de imagens
  • Reitoria no Campus Rio Largo
  • "> Projeto Reitoria no Campus

A comunidade do Campus Rio Largo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) acolheu, na última terça-feira (7), mais uma edição do projeto Reitoria no Campus. Na ocasião, uma comitiva de gestores de diversas áreas do Instituto puderam apresentar diversas ações desenvolvidas e dialogar com estudantes, professores e técnicos da unidade sobre as oportunidades e desafios do Campus Rio Largo.

Projeto Reitoria no CampusParticiparam da comitiva, o reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, a pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte, o pró-reitor de Administração, Hewerton Andrade, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo, entre outros gestores das diversas diretorias sistêmicas e equipes da gestão do Ifal.

Iniciada às 9h, a edição do Reitoria no Campus Rio Largo começou com as boas-vindas do diretor-geral da unidade, professor Edel Alexandre Pontes. Ele destacou os esforços coletivos realizados pela gestão local e toda a comunidade acadêmica no sentido de garantir a qualidade na educação ofertada pelo Ifal no Campus.

“Muita gente tinha dúvidas de que nosso campus conseguiria continuar seguindo com suas atividades, mas estamos aqui provando que o Ifal Rio Largo segue firme ofertando educação de qualidade em nossa região”, ressaltou o gestor.

Atualmente em funcionamento numa sede provisória, ao lado do Aeroporto Zumbi dos Palmares, o Ifal Rio Largo oferta os cursos Integrado em Informática para a Internet e o Subsequente em Informática. As obras da sede definitiva estão paralisadas em decorrência de decisão judicial, o que traz grandes desafios para a expansão das atividades e da oferta de cursos, já que as instalações com campus provisório não oferecem as condições ideais desejadas pela comunidade acadêmica.

“Mesmo com as dificuldades, seguimos firmes no cumprimento da nossa missão”, disse Edel Alexandre.

Projeto Reitoria no CampusEm sua fala, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, fez uma apresentação inicial sobre o Instituto, falando de sua história, estrutura, disposição geográfica em Alagoas, número de cursos, alunos, entre outros aspectos relacionados à gestão do Instituto. Em relação à sede definitiva do Ifal Rio Largo, o reitor destacou que a equipe da Reitoria está trabalhando para que as obras sejam retomadas o quanto antes. Segundo o gestor, houve o entendimento por parte da Justiça de que os valores do contrato com a empresa contratada precisariam ser reajustados, em decorrência de crises agravadas por fatores externos que encareceram insumos na área da construção civil, como a Guerra da Ucrânia e a própria pandemia.

“Estamos entrando com recurso e buscando estabelecer diálogo com a Justiça, para que as obras do Campus Rio Largo sejam retomadas no tempo mais breve possível”, destacou o reitor.

Entre as prioridades para este ano, o professor Carlos Guedes enfatizou que alimentação escolar para as unidades do Ifal é certamente uma das principais. A fim de viabilizar recursos para garantir a alimentação aos alunos dos diversos campi do Ifal, o reitor e sua equipe vêm buscando ampliar as fontes de financiamento junto ao Ministério da Educação, Governo do Estado e deputados de Alagoas, por meio de repasse de emendas parlamentares. Com essa finalidade, uma comitiva do Ifal viaja a Brasília na próxima semana em busca de apoio e recursos para a alimentação escolar e outras despesas de custeio.

Diálogo com a comunidade

Ao longo da Reitoria no Campus, os participantes puderam conhecer diversas iniciativas, projetos e ações desenvolvidas pelo Ifal nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Desenvolvimento Institucional, Assistência Estudantil, entre diversas outras.

Projeto Reitoria no CampusA pró-reitora de Ensino, por exemplo, destacou a alegria em encontrar os alunos do curso técnico Integrado em Informática para a Internet, cuja oferta passou a ser feita em 2021. Hoje o Campus Rio Largo conta com turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio Integrado e passará a contar com as três séries deste nível educacional a partir do próximo ano, o que exige esforços para o atendimento das necessidades de espaço físico e de infraestrutura.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, apresentou os diversos programas e projetos desenvolvidos pela Pró-Reitoria. A gestora ressaltou a importância dos Espaços 4.0 em todo o Ifal, de modo particular o do Campus Rio Largo, que iniciou suas atividades no mesmo dia do encontro.

A professora Elisabete Duarte, pró-reitora de Extensão, abordou as diversas iniciativas institucionais na área da extensão. Entre os destaques, a gestora motivou os alunos a se inscreverem na plataforma Observatório do Mundo do Trabalho, que conecta estudantes e empresas para estágios e oportunidades de emprego. Na plataforma o discente do Ifal poderá se cadastrar e fazer parte de um banco de currículos que é acessado por empresas interessadas nos talentos do Instituto.

Gestores de diversas áreas do Ifal puderam apresentar ações e projetos desenvolvidos e tirar as dúvidas da comunidade acadêmica do Ifal Rio Largo que marcou presença no evento.