Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Semana Pop 2023 acontece no Ifal Piranhas com mais de 60 atividades científicas gratuitas; inscrições abertas

Evento será realizado de 24 a 26 de maio

por Roberta Rocha publicado: 17/05/2023 22h04, última modificação: 24/05/2023 15h09

De 24 a 26 de maio, o campus do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Piranhas, no Alto Sertão alagoano, irá abrigar oficinas, minicursos, palestras, observação astronômica, exposição de experimentos, mostra tecnológica e apresentação de trabalhos. Ao todo, são mais de 60 atividades integrando a programação da 7ª edição da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro, a chamada Semana Pop.

Gratuito e aberto ao público, o evento é uma iniciativa anual do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Espaço Ciência (EC) e do Observatório Nacional (ON/MCTI), com o objetivo de promover educação científica e tecnológica, democratizar conhecimento e estimular o interesse de jovens estudantes pela ciência.

As inscrições na Semana Pop estão abertas até o dia 23 de maio, por meio do link doity.com.br/semanapop2023. Há limite de participação para algumas atividades, sendo necessário realizar a inscrição na proposta específica para garantir a vaga.

A programação reúne atividades em versão única (com apenas um dia e horário de realização), em versão continuada (como é o caso de minicurso, onde os participantes devem comparecer em duas ocasiões seguidas para obter a formação) e em versão repetida (com opção de diferentes dias e turnos à escolha do participante).

Já as exposições e apresentações de trabalho ocorrerão nos dias 25 e 26 de maio, no período da manhã e da tarde. Os locais de realização de cada atividade estarão sinalizados no Ifal - Campus Piranhas durante a realização do evento e serão atualizados na página de inscrição, à medida em que forem definidos pela comissão organizadora.

Destaques - A solenidade de abertura está agendada para o dia 24 de maio, às 18 horas. Na ocasião, será proferida a palestra "O Observatório Astronômico em Itacuruba/ PE", pelas profissionais renomadas no tema: Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues.

Uma das marcas registradas da Semana Pop é a oferta de uma oficina de vivência audiovisual, que possibilita a integrantes da comunidade local compreender e executar o passo a passo da produção de um vídeo documental. Como funciona como um auto registro do evento, o conteúdo audiovisual abrange imagens da visita de participantes da Semana Pop ao Observatório Nacional de Itacuruba/PE, outra atividade tradicional da programação.

Nesta edição, foram selecionados estudantes atuantes no Núcleo de Arte e Cultura do Ifal Piranhas para participar da oficina em questão, intitulada Semiárido em Tela. O produto final da prática será exibido na solenidade de encerramento do evento.

As atualizações do evento estão sendo publicadas no IG @ifal.piranhas. Confira!

Sobre a iniciativa

A Semana Pop é o maior evento de popularização da ciência do Semiárido Brasileiro. Em 2023, além das entidades mencionadas, as instituições públicas e da sociedade civil envolvidas na realização do evento são: o Centro Xingó, a Prefeitura Municipal de Piranhas/AL, a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec/UFRPE), o Instituto Aggeu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz (PE), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) e a Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine/UFPE).

São parceiros do evento a Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA), o Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Secretaria de Educação Municipal de Itapissuma (PE).