Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Pesquisa sobre cultivares de alface realizada no Ifal Piranhas repercute em revista científica nacional
conteúdo

Notícias

Pesquisa sobre cultivares de alface realizada no Ifal Piranhas repercute em revista científica nacional

por Roberta Rocha publicado: 16/12/2022 13h38, última modificação: 16/12/2022 13h52

Uma pesquisa sobre as características agronômicas e qualidades de cultivares de alface, realizada no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas, ganhou as páginas da Revista Caatinga neste mês de dezembro. O periódico científico é classificado como Qualis B1 na área de Ciências Agrárias, indicador referente à relevância e à qualidade da produção intelectual.

O trabalho consistiu em avaliar a produção e a qualidade pós-colheita de seis variedades de alface, em épocas de cultivo distintas, no oeste do Estado de Alagoas. O resultado apresenta detalhes do desempenho de cada variedade no inverno e no verão.

"Essas informações podem nortear o agricultor na escolha da variedade de alface mais produtiva e com qualidade pós-colheita, o que irá resultar em mais renda para o mesmo, pois será mais fácil sua comercialização", explica o docente Ênio Flor, integrante da iniciativa.

O estudo em questão está vinculado às investigações de dois projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic executados no campus em 2021 e ao Trabalho de Conclusão de Curso do agora egresso em Engenharia Agronômica Dalbert Pereira. Além dele e do professor Ênio, participaram da pesquisa os também concluintes de Engenharia Agronômica Thiago Silva e Winandy Freire, a docente Ellen Abreu e a técnica em laboratório Regilane Feitosa.

Os dois projetos Pibic que deram origem ao artigo publicado foram  “Desempenho de cultivares de alface em função de épocas de cultivo no oeste alagoano” e “Qualidade pós-colheita de cultivares de alface produzidas nos
períodos seco e chuvoso do oeste alagoano”, ambos orientados pelo docente Ênio Flor. Durante o desenvolvimento das atividades, os estudantes neles envolvidos receberam, respectivamente, bolsas de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Apoio institucional

A ciência produzida no Campus Piranhas está à disposição da comunidade, nas páginas da Revista Caatinga. Isso foi possível graças ao incentivo da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal, que, a partir do Edital de Apoio à Comunicação Científica, custeou as taxas de submissão e publicação, além de serviços de tradução.

Confira o artigo na íntegra.