Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas soma 18 TCC's apresentados neste semestre letivo
conteúdo

Notícias

Ifal Piranhas soma 18 TCC's apresentados neste semestre letivo

Trabalhos investigativos são na área de Engenharia Agronômica e trazem contribuições à Agronomia da região

por Roberta Rocha publicado: 16/02/2023 14h28, última modificação: 16/02/2023 14h28

Na última sexta-feira (10), os discentes Marize Lima e Ewerton Lima defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas. Com eles, chega a dezoito o quantitativo de pesquisas apresentadas na unidade de ensino para conclusão do curso de Engenharia Agronômica, ao final do semestre letivo 2022.2. 

Os trabalhos abordaram desde o potencial produtivo de genótipos de quiabeiro, de palma, de milho à análise de perdas pós-colheita de produtos agrícolas. Houve até pesquisa que culminou no desenvolvimento de um aplicativo capaz de realizar o cálculo ideal de calagem e adubação para determinada cultura agrícola. A lista completa de trabalhos está disponível abaixo. 

Evolução: de aluno "bagunceiro" a pesquisador elogiado

Luiz Thiago foi um dos primeiros dessa leva de formandos a apresentar o trabalhoUm dos pioneiros desse bloco de defesas foi o estudante Luiz Thiago Soares. Egresso de curso técnico do Campus Piranhas, o graduando se envolveu com projetos na área agrária ainda no nível médio. "Quando iniciei o superior, estava com 19 anos. Comecei com o professor Kleyton Danilo o cultivo de quiabo. Preparamos a área experimental e fizemos dois plantios de forma voluntária, para conhecer como funcionava a cultura. Depois, veio a bolsa para atuar em um projeto de pesquisa de quiabo", contou.

Com essa bagagem prática e a vontade de aumentar os estudos disponíveis sobre a cultura, Luiz Thiago decidiu avaliar os principais híbridos e variedades de quiabeiro para recomendar aqueles de maior produtividade e qualidade a agricultores da região. A apresentação do trabalho ocorreu no final do último mês de dezembro e recebeu elogios da banca avaliadora, obtendo a nota 9.2. 

"A surpresa deles foi que como eu era um aluno bagunceiro, brincava muito, é um caso de superação conseguir chegar até o final. Nunca fui um aluno nota 10, mas sempre fui um aluno que queria que desse certo [os projetos nos quais se envolvia]. Perdi matéria, mas corri atrás do prejuízo. É a evolução de um aluno dentro da instituição", apontou. 

TCC Nota 10 

Francismária recebeu nota 10 em sua defesaOutra pesquisa com quiabeiro que chamou atenção foi a da estudante Francismária Freitas. Ela se dedicou a caracterizar morfologicamente genótipos de quiabeiro a fim de delinear um programa de melhoramento para a região. "O quiabo apresenta algumas características que dificultam na hora da colheita e também as características fenotípicas do fruto são levadas em consideração na comercialização. Dessa forma, conhecer as características de cada genótipo é importante para selecionar os melhores genótipos de forma a trabalhar em um possível híbrido", detalhou.

A estudante conseguiu a nota máxima com o trabalho e comemorou o feito com seu orientador, o docente Kleiton Danilo Costa. "Eu sinceramente não esperava, justamente por nunca ter tido nenhum 10 nas defesas. Quando comecei a defender, a calma veio espontaneamente. Normalmente, quando estou nervosa, minha voz fica bastante trêmula. E isso não aconteceu na defesa. Como alguns professores falaram após a defesa, eu defendi com autoridade. E acredito que tenha sido esse um dos principais motivos [para o 10]".

Sem idade para aprender

Marize trouxe sua experiência de 38 anos de atuação na área agrária para a pesquisaA penúltima defesa do semestre letivo 2022.2 também foi carregada de emoção. A graduanda Marize Lima apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Agronômica aos 62 anos, sendo a estudante de maior idade da turma. Os colegas de classe compareceram para prestigiar o momento, assim como familiares e amigos.

Marize é técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Sergipe e trabalha na área há 38 anos. Quando soube da oferta de Engenharia Agronômica no Sertão de Alagoas, ingressou na instituição como portadora de diploma para adquirir o ensino superior. No trabalho final, ela investigou a flutuação populacional da mosca-das-frutas, no perímetro irrigado Califórnia - Sergipe.

Ao longo do curso, Marize teve que lidar com o luto pela morte do pai e do irmão caçula, em um período de apenas três meses entre uma e outra. Sua persistência foi elogiada pelo professor que a orientou, Almir Rogério, e pelos docentes da banca avaliadora. "Esse momento mostra a importância dessa escolha aqui na região. Você trabalhou um tema que falta estudos sobre isso. Além da gente ter sido seu professor, você foi uma grande professora pra gente. Depois de tantas dificuldades, você conseguiu chegar até aqui: isso é uma aula!", falou, na ocasião, o professor Kleyton Danilo.

Após receber a nota 9.1, a graduanda agradeceu aos discursos de admiração dos presentes, falou dos planos de fazer concurso público para o cargo de engenheira agrônoma e de seguir carreira acadêmica, por meio do ingresso em um mestrado. "A sede do saber nunca acaba", definiu.  

Confira a lista completa de TCC's apresentados no final deste semestre letivo: 

Data

Concluinte

Orientador

Título

13/12/2022

Daniele Alves de Sá

Samuel Silva

Zoneamento de qualidade das águas subterrâneas do município de Piranhas/AL

21/12/2022

Luiz Thiago Soares

Kleyton Danilo Costa

Potencial produtivo de genótipos de quiabeiro em Piranhas/AL

10/1/2023

Maria Marta Soares

Kleyton Danilo Costa

Produtividade e precocidade de híbridos e variedades de quiabeiro em condições semiáridas

16/1/2023

Lucas Akira Quaresma

Luiz Felipe Naziazeno Neto

Desenvolvimento de software mobile para recomendação de calagem e adubação de culturas agrícolas

25/1/2023

Fernanda de Nascimento

Ênio Flôr

Uso de telas de sombreamento na produção de cultivares de alface

25/1/2023

Rhuan Alencar

José Madson da Silva

Crescimento e produtividade de genótipos de palma, cultivada em diferentes regimes hídricos no semiárido

26/1/2023

Gicélio de Oliveira

Ênio Flôr

Produtividade e rentabilidade de genótipos de milho para silagem em Canindé de São Francisco - SE

27/1/2023

Francismária Freitas

Kleyton Danilo Costa

Caracterização morfológica de genótipos de quiabeiro

27/1/2023

Thâmara Pereira

Michelângelo de Oliveira

Seleção de progênies de tomateiro (Solanum lycopersicum L.) tolerantes à salinidade

30/1/2023

Julhe Caroline Farias

Ellen Abreu

Efeito de diferentes tempos de exposição do tratamento LED em microverdes de rúcula e rabanete

1/2/2023

Luís Fernando dos Santos

Fábio José Marques

Caracterização morfológica de sementes em genótipos crioulos de Phaseolus vulgaris L.

3/2/2023

Helena Thays Rodrigues

Kleyton Danilo Costa

Reação de cultivares de alface ao Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica

3/2/2023

Rosana Tavares

Kleyton Danilo Costa

Híbridos de milho para a produção de grãos secos no alto Sertão sergipano

6/2/2023

Juliano Farias

Braulio Crisanto

Análise do uso de tecnologias na agricultura por produtores rurais em Canindé de São Francisco - SE

6/2/2023

Herik Santos

Braulio Crisanto

Análise de perdas pós-colheita de produtos agrícolas e boas práticas de manipulação de alimentos na feira livre de Piranhas-AL

8/2/2023

Danielle Ferreira

Randerson Cavalcante

Desempenho agronômico e composição bromatológica de cultivares de palma consorciada com capim buffel

10/2/2023

Marize Lima

Almir Rogério Souza

Flutuação populacional da mosca-das-frutas no perímetro irrigado California - Sergipe

10/2/2023

Ewerton Lima

Denise Araújo

Produção e avaliação e protéico para Apis Melifera em Mata Grande - AL