Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas disponibiliza absorventes íntimos em livre demanda nos banheiros do campus
conteúdo

Notícias

Ifal Piranhas disponibiliza absorventes íntimos em livre demanda nos banheiros do campus

Reabastecimento ocorrerá diariamente

por Roberta Rocha publicado: 12/01/2023 19h48, última modificação: 12/01/2023 19h48

Para promover a dignidade menstrual dentro da escola e facilitar o acesso de estudantes a absorventes íntimos, o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas está disponibilizando o item, sob livre demanda, nos banheiros femininos da unidade de ensino.

Desde o início de 2022, o produto vem sendo fornecido a estudantes atendidas por programas de bolsas e auxílios da Assistência Estudantil, além de eventualmente disposto nas chamadas "caixinhas da solidariedade" por iniciativa da professora Lia Figuerêdo. Agora será reabastecido diariamente nos banheiros femininos, com o compromisso da gestão da unidade de ensino em efetuar a compra da mercadoria por meio da cota para produtos farmacológicos, caso seja necessário complementar a quantidade fornecida pela Diretoria de Políticas Estudantis - DPE do Ifal. 

Ana Luiza de Oliveira comemora livre acesso a absorventes no banheiro do campusA novidade agradou a estudante Ana Luiza de Oliveira Barbosa, do 4º ano de Agroindústria. Para ela, o livre acesso de qualquer discente aos absorventes, na bancada do banheiro, representa um ganho em aspectos de praticidade e privacidade. 

"Já fiz uso [do absorvente disponibilizado no banheiro]. Tem momentos que a gente está na correria e se desliga do fluxo [menstrual]. Já fui surpreendida assim. A calça sujou, alguém me avisou e tive que pedir para pegarem absorvente no setor de Enfermagem. Eu não tenho vergonha não de pedir, mas sei que isso envergonha algumas adolescentes. E, em uma emergência, você está muito em pânico, então é bom saber que aquilo já tá ali, à mão", ressaltou a discente.  

Institucionalização do fornecimento

O estoque de absorventes utilizados atualmente para abastecer os banheiros do Ifal é proveniente da remessa recebida da DPE pela Assistência Estudantil do campus. Trata-se do projeto institucional de distribuição do item a alunas do Ifal em situação de vulnerabilidade socioeconômica, executado em todos os campi da instituição.

Por meio da iniciativa, unidades como a de Penedo e do Benedito Bentes distribuem mensalmente kits com absorventes a alunas cadastradas em programas de auxílio da instituição. Já no Campus Maragogi, além da entrega dos kits, os absorventes são postos nos banheiros femininos à disposição de quem necessitar. Em outras unidades, como a de Piranhas, o projeto possibilitou também a distribuição de coletores menstruais.  

O processo de ampliação da proposta, para atender estudantes que menstruam em geral, sem necessidade do cadastro na Assistência Estudantil, está em andamento e será coordenado pela DPE, que fornecerá uma quantidade de absorventes a cada campus.

Lembrete: Estudantes do Campus Piranhas que menstruam podem continuar a acionar os setores de Enfermagem/Serviço Social para ter acesso a absorventes.