Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Formação Pedagógica prepara profissionais do Campus Piranhas para atuação no ano letivo 2023
conteúdo

Notícias

Formação Pedagógica prepara profissionais do Campus Piranhas para atuação no ano letivo 2023

por Roberta Rocha publicado: 20/03/2023 19h34, última modificação: 20/03/2023 19h34
Exibir carrossel de imagens Nai Monteiro é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PROGEL/UFRPE) e veio de Recife para participar do evento

Nai Monteiro é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PROGEL/UFRPE) e veio de Recife para participar do evento

Docentes e equipe pedagógica do Campus Piranhas estiveram reunidos, de 15 a 17 de março, no Encontro Pedagógico 2023 para refletir sobre o chamado currículo oculto na educação profissional, isto é, o conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes não explicitado no currículo oficial. 

Organizado pela Coordenação Pedagógica da unidade de ensino, o evento antecedeu o início das aulas do ano letivo 2023, ocorrido nesta segunda-feira (20),  e teve como objetivo discutir vivências educativas no contexto escolar, além de possibilitar momentos de integração e planejamento. 

"A gente sabe que a docência vai além do currículo formal. Então, neste ano, buscamos trazer situações vivenciadas no ano letivo passado, como bullying, preconceito. A ideia foi trabalhar a formação docente com temas que vão além do conteúdo e das didáticas de sala de aula, mas que são importantes para a formação humana que a gente busca dentro da instituição, como a discussão de gênero, sexualidade e identidade", detalhou a coordenadora pedagógica do campus, Renata Rocha.

Wanessa Lopes é doutora em Educação pela PUC - São Paulo e trouxe reflexões sobre o currículoNa programação do encontro, constaram diálogos sobre a atuação do Serviço Social e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do campus, oficinas pedagógicas, reuniões de departamento e duas palestras. A primeira delas foi ministrada pela pedagoga do Ifal Maceió Wanessa Lopes, com o tema "Por que é tão importante pensar em Currículo na Educação Humana?".

Já a professora Nai Monteiro abordou "Gênero, sexualidade e docência: um diálogo interseccional". Nai é travesti e, em sua explanação, relatou vivências pessoais a partir das quais analisou, com embasamento teórico, questões como a construção social das masculinidades, homofobia e transfobia recreativa no ambiente escolar. "Homofobia recreativa é aquilo que é tão engraçado que a gente esquece que é violento. E é engraçado para quem? Para quem não vive aquela realidade", explicou a docente.

A palestrante evidenciou que usar uma identidade [de gênero] como chacota tem sido uma prática normalizada e isso não pode ser replicado em sala de aula. "Que a gente possa sair daqui questionando as nossas práticas, para que a escola não seja espaço reprodutor de violência", disse, destacando a necessidade de exercer o que ela chamou de "olhar de alteridade, de entender que o lugar do outro é um lugar válido".

Formação pedagógica