Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Público conhece ações de extensão do campus Palmeira durante III CONAC

Público conhece ações de extensão do campus Palmeira durante III CONAC

por Monique de Sá publicado: 27/09/2018 14h53, última modificação: 27/09/2018 18h14

Transformação da realidade social. Eis um dos pilares básicos da Extensão, através dela há o compartilhamento de conhecimentos e saberes para a comunidade externa. Dentro do Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), a área tem espaço garantido e o campus Palmeira marcou presença no evento com 19 ações extensionistas, entre pôsteres, rodas de conversa e apresentações.

DSC_0738 (1).JPGO Conac promove a articulação entre o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão, na perspectiva de garantir igual importância às três áreas, concretizando a função social e educativa do instituto e tendo como público-alvo a comunidade externa e interna. Este ano, ele tem como tema o “Ifal no contexto dos 10 anos da Rede Federal” e envolve estudantes e servidores em atividades integradoras sob a responsabilidade das pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão.

Função social

20180926_161225.jpgUm dos trabalhos apresentados que representaram o campus Palmeira foi o do aluno de Engenharia Civil, Samuel de Oliveira. Tendo como coordenador, o professor de Inglês, Rodolfo Santos, o projeto objetiva preparar alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, para compreensão do Inglês Básicos, a fim de que eles estejam aptos para provas de vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como sabemos que o Inglês é assunto nestas provas, nós estamos levando conteúdo de base para o pessoal. A turma é composta por 15 jovens e os encontros são feitos de forma semanal. Já sentimos uma evolução dos nossos alunos quanto ao Inglês Básico e atualmente estamos trabalhando com a interpretação textual. O próximo passo é inserir resolução de questões do Enem”, explica Samuel, que já atua como professor da disciplina há cerca de quatro anos em cursinhos da cidade de Arapiraca/AL.

20180926_160605.jpgMatemática como aliada

Desmistificar a ideia da Matemática como vilã dos estudantes e trazer inovações para a matéria. O professor Nicolas Alves e os alunos Jadilson Alves e Dayane Barbosa não pouparam esforços para tornar isso uma realidade. Tendo como público-alvo estudantes do 9º da Escola Municipal Monsenhor Ribeiro, o grupo montou o projeto de extensão: “Olimpíadas de Matemática: inovando aprendizado”.

Outro ponto importante buscado por eles é a preparação para o Exame de Seleção do Ifal: “Chegamos a um consenso de pegar todos os assuntos que eles veem em aula e transformamos em algo dinâmico, tirando essa percepção negativa. Muitos desses alunos se inscreveram para ingressar no Instituto e pediram o apoio para a gente criar atividades, a fim de que eles tivessem um desempenho positivo nesta prova”, diz Jadilson.

Entre a metodologia diferenciada de ensino estão: dinâmicas, a plataforma de aprendizagem “Kahoot!”, entre outras. E os resultados já são surpreendentes. “Em abril deste ano, eles tinham um desempenho bom ou ruim nas atividades. Realizamos um novo teste em agosto e percebemos que esse quadro foi revertido com notas variando de bom a ótimo. Nossa extensão está atingindo esse objetivo e aumentando o interesse dos discentes para entrar no Ifal, além de aumentar as notas de desempenho na escola onde eles estudam”, avalia o bolsista.

20180925_153025.jpgInformática para todos

Neste apanhado de projetos de extensão exibidos durante a 3ª edição do Conac está o do aluno Laun Marcos Martins, que conta com a orientação do professor de Informática, Emerson Ferreira. 16 estudantes da Escola Municipal Professor Orlando Lins estão sendo beneficiados com a ação. O público-alvo tem idade variando entre 13 e 15 anos, e sua maioria da zona rual, assim, a pretensão deles é aproximar conteúdos como pacote office e linguagem de programação desta turma.

É importante que eles aprendam de um modo simples e avançado programas como Word e Excel, além de mostrarmos os principais componentes de um computador e também tratarmos da linguagem de programação, tendo o intuito de despertar o interesse dos participantes para esta área”, justifica Luan.

20180926_134558.jpgBalaio de Artes

Durante esta terça, 26, quem esteve brilhando nos palcos do Festival de Arte e Cultura (evento que ocorre dentro do Conac) foram os alunos da Trupe Sonora (ação que faz parte do projeto de extensão: Balaio de Artes, cuja coordenação é do professor Daniel Cavalcanti). A Trupe foi aplaudida de pé e arrancou elogios com canções populares e infantil, além do canto indígena e português.

Bolsista

Balaio de artes – Cinema

Anita Maria dos Santos Silva;

Elane Cristina Duarte da Silva;

Ítalo Antônio da Conceição da Silva de Lira;

Jamily Leite Máximo; entre outros.

Daniel Andrade Cavalcanti

Balaio de Artes – Música

Daniel Andrade Cavalcanti

Ciência é show