Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Professor do Ifal Palmeira apresenta em Porto Alegre pesquisa que alia Cinema e Literatura

por Monique de Sá publicado: 11/10/2019 09h39, última modificação: 11/10/2019 09h50

A capital gaúcha está sendo palco do XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), cujo tema deste ano é “Preservação e Memória Hoje”. A programação vai até esta sexta, 11. Quem está no evento é o professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, Diogo Souza. Representando a instituição, Diogo apresentou, ontem, 10, a pesquisa derivada de sua tese de doutorado realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal): “Lugares que se movem em versos e em tela”, na mesa-redonda: “Escrita: diário, versos e roteiro”.

Segundo o docente, o trabalho é oriundo de um momento de sua vida acadêmica em que ele estudou a trilogia do rio de João Cabral de Melo Neto, nascendo de um desejo pessoal de utilizar o Cinema como recurso metodológico de Literatura.

Diogo ressalta que apresentar um trabalho no sul do país é algo bem singular, uma vez que as pesquisas sobre Cinema possuem uma predominância no sul e sudeste. “Em Alagoas, por exemplo, o exercício de pesquisa sobre o audiovisual nasce de grupos de Cineclubes e grupos de estudos nas instituições de ensino do estado. Atualmente, há um movimento crescente de estudos de Cinema direcionados para a educação básica. O meu trabalho segue esse movimento de trazer mais visibilidade para a sétima arte na escola”, explica o docente.

Para o professor, estar no XXIII Encontro da SOCINE foi uma forma de mostrar que há vozes que pesquisam e estudam Cinema em Alagoas, mesmo sendo um estado onde não há graduação para a área de formação em Cinema.

“Soube do evento através do contato com uma amiga que faz Pós-Graduação em Cinema na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela participou do Cineclube Mirante (atuante em Maceió - AL) junto comigo. A minha motivação de participar do evento vem da necessidade de atualizar as minhas referências de estudos sobre Cinema para poder levar outras experiências de leitura para os meus estudantes”, reflete Diogo.

O próximo passo da pesquisa é a publicação de um artigo, que circulará, em breve, por intermédio do site do evento. Além disso, Diogo pretende realizar uma oficina de criação literária e roteiro, unindo as leituras do texto de João Cabral de Melo Neto com a releitura do filme de Affonso Serpa.