Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Equipe do Ifal Palmeira conquista 1º lugar na Olímpiada Brasileira de Satélites

Equipe do Ifal Palmeira conquista 1º lugar na Olímpiada Brasileira de Satélites

Alunos estudam fenômenos atmosféricos para evitar desastres naturais

publicado: 21/06/2021 16h50, última modificação: 21/06/2021 16h56

Por Camilla Bibiano - estagiária de jornalismo

O Campus Palmeira dos Índios teve uma conquista inédita na 1º Olímpiada Brasileira de Satélites MCTI, com o primeiro lugar na modalidade N3 do estado de Alagoas. O projeto de um CubeSat, desenvolvido por alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Ifal, garantiu recursos para a criação de um satélite inteiramente alagoano.

Os alunos Arthur Pereira da Costa, Ely Lima Siqueira, Fernando Henrique Barros de Souza e Jennifer Kelly Fernandes Torres, com auxílio dos professores Rodrigo Raposo e Marcio Bino, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do artefato que foi apresentado na Olímpiada. Com a conquista, eles receberam um kit de CubeSat e irão desenvolver o satélite de acordo com o cronograma do programa.

Apesar de não ter uma data definida para o lançamento, a estudante Jennifer Kelly Fernandes Torres se disse animada em colocar a mão na massa e começar a montagem. Ela explicou que o projeto do satélite está pronto, mas que outras partes como a programação do objeto serão feitos nas próximas fases.

Ao todo são quatro fases do programa. O projeto visa tratar a estrutura, os dados preliminares, as especificações técnicas e os subsistemas embarcados do projeto de um CubeSat para a análise de parâmetros atmosféricos. Além disso, o objetivo é coletar dados meteorológicos, atmosféricos e de emissão de gás carbônico, de modo a melhorar a capacidade de previsão de eventos climáticos e potencializar a obtenção de parâmetros confiáveis a curto prazo e, assim, reduzir os impactos sociais gerados pela ocorrência de eventos extremos.

Jennifer explica que a olimpíada busca resolver problemas dos quais passam despercebidos por déficits. “Notamos a falta de dados climáticos e meteorológicos em Alagoas, e procuramos uma forma de ajudar nisso através de um satélite. Buscamos complementar os dados, para ter uma base suficiente para prevenções de futuros desastres”, esclarece.

A equipe já tem em seu currículo outras conquistas, como duas medalhas de ouro na mostra de foguetes do campus, mas a programação de um satélite foi além da expectativa dos alunos. “Creio que seja uma nova conquista não só para o campus e sim ao estado, do modo que atuaremos nas pesquisas climáticas de modo geral. De certo modo, buscamos servir de inspiração a todos os estudantes, provando que o estudo nunca é demais”, conta Jennifer.

O documento visa apresentar um modo confiável de obtenção de dados atmosféricos através sensoriamento remoto, que é um ponto crucial para a previsibilidade de fenômenos meteorológicos. Com a ajuda dos professores, os alunos puderam verificar a bacia do São Francisco, tendo dados de suas cheias e secas, uma base do quanto dura o período de seca e atuando na prevenção de queda de barragens e alagamentos.

Por fim, a estudante ressalta que a conquista só pode ser realizada por meio de muito estudo e que o uso de ferramentas obtidas por meio do curso, como a programação, serve para ajudar a salvar vidas. “Tudo na pesquisa vem com inovações. Vejo que podemos causar isso, assim como fomos a primeira equipe de Alagoas, podem ter bem mais nos próximos anos. O futuro depende dos jovens, e nós estamos mostrando que isso é possível”, finaliza.