Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Entre medalhas e menções honrosas, campus Palmeira se destaca em olimpíadas de Matemática

por Monique de Sá publicado: 30/11/2018 12h43, última modificação: 30/11/2018 12h48

A família da Matemática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios tem muitos motivos para comemorar: foi divulgado o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Dos mais de 18 milhões de alunos inscritos na competição em todo o país, 19 são do campus e foram premiados na competição. No total, foram conquistadas duas medalhas de bronze e 17 menções honrosas. Número que supera a conquista do ano passado, quando o campus obteve seis menções.

Um dos intuitos da olimpíada nacional é estimular e promover o estudo da Matemática, objetivo que segundo oProfessores.jpg professor da disciplina e coordenador da OBMEP no campus, Alberto Heleno Rocha, foi alcançado. “Reunimos os professores de Matemática e cada um pegou um tópico que fosse a sua especialidade. Por isso, foi feito um trabalho diferenciado com nossos alunos no momento de preparação para a segunda fase da OBMEP”, relata.

Para a primeira fase foram inscritos 870 alunos da unidade de ensino, destes, apenas 44 seguiram para a segunda fase. As provas constam de questões que envolvem amplos ramos do conhecimento na área, como: geometria, álgebra, aritmética, etc.

olimpíadas.jpgEste resultado representa uma realização pessoal. Se você consegue preparar um aluno e ele obtém êxito, isso representa uma vitória coletiva. Mostra que a equipe é bem articulada, que o trabalho dos docentes é sério, e que os alunos ao verem nosso esforço, esforçaram-se também para que este resultado viesse”, ressalta Alberto.

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Francisco.jpgNo estado: mais medalhas

Ontem, 29, os alunos vivenciaram mais um momento especial em sua vida acadêmica. Foi realizada no campus Maceió, a premiação da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) 2018. Mais quatro medalhas entraram para o rol de prêmios conquistados pelo campus, sendo duas de bronze e duas de prata. Além destes, mais cinco menções honrosas.

Um dos frutos da família da Matemática do campus é o aluno Francisco Racklyn Sotero, do 2º ano de Informática. Medalhista de bronze da OBMEP e prata na OAM, ele afirma que além das aulas específicas com os docentes, ele trabalhou com a resolução de exercícios específicos da competição e também com videoaulas. “Gosto bastante de Matemática. Acho uma matéria focada, OAM.jpgobjetiva, que podemos usar a lógica. Foi uma surpresa! Nunca havia participado de olimpíadas, então, com certeza, estou bem empolgado”, diz.

A OAM é destinada a alunos do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio. O principal intuito do treinamento e realização de olimpíadas de matemática em Alagoas é servir como instrumento de estímulo ao estudo da disciplina para estes discentes.

Medalhistas OAM

Medalhistas OBMEP