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Docente do Ifal Palmeira compartilha experiência na construção de habitações em projeto no Moçambique

Iniciativa faz parte de uma ação da Conif para atuação dos IFs em projetos de cooperação técnica no país africano
publicado: 16/07/2024 11h12, última modificação: 16/07/2024 14h50

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

A docente do curso de Engenharia Civil, do campus Palmeira dos Índios, Sheyla Marques, avançou em mais uma etapa de sua participação no projeto de construção civil, em Moçambique. Em 2022, ela foi uma dos cinco professores selecionados entre os institutos federais da rede federal para integrar a missão de cooperação técnica entre Brasil e o país africano, que agora encaminha para a quarta etapa. 

O projeto integra uma série de iniciativas estratégicas do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) junto à Agência Brasileira de Cooperação, no tocante ao estreitamento de parcerias com o Sul Global. A ação visa fortalecer a potencialidade da Rede Federal para atuação em projetos de cooperação técnica internacional.Sheyla Marques é um dos professores a integrar o projeto de cooperação para a formação de profissionais no Moçambique.jpg

Em sua terceira etapa, ao longo de 2024, projeto contou com outros quatro professores dos IFs de Brasília, Goiás, e Paraná, além da Sheyla, como representante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A docente fez parte dos grupos de módulo de formação docente, projeto integrador e materiais de construção, nas províncias de Nampula e Inhambane, onde se encontra no momento. Com a etapa chegando ao fim, os docentes devem iniciar a aplicação de materiais desenvolvidos no curso em construções de habitações, até o início do mês de agosto.

Sheyla lembra que ao longo de dois anos do projeto vem percebendo a grande demanda por formação de profissionais da área da construção civil, no país africano.

‘’Havia muita necessidade de formação técnica, por exemplo, para operar equipamentos. Essa demanda foi alinhada após o diagnóstico com a Secretária de Educação Tecnológica deles. Em 2023 iniciamos a formação online e agora estamos na etapa presencial’’, explica. Formação teve início em 2023 e acontece até dezembro deste ano.jfif

Na portaria, a missão está prevista até dezembro de 2024, mas Sheyla adianta que desde já, os resultados têm sido positivos, além da experiência agregadora como um todo.

“Tem sido muito produtiva e muito rica em todos os sentidos, pessoal, profissional, cultural. Os professores que estão participando do projeto estão muito engajados, tirando dúvidas, todas nossas aulas têm sido muito produtivas. Nossa expectativa na próxima etapa é a aplicação dos materiais desenvolvidos em sala’’, conclui.