Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Docente do Ifal integra missão de formação de professores no Moçambique

Docente do Ifal integra missão de formação de professores no Moçambique

Sheyla Marques fará capacitação na área de metodologias ativas e materiais de construção civil

por Jhonathan Pino publicado: 24/08/2022 12h56, última modificação: 29/08/2022 09h50

A docente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sheyla Marques, foi uma das cinco selecionadas para integrar a missão de cooperação técnica entre Brasil e Moçambique. O Programa de Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (Bramotec) irá formar 50 professores do país africano, na área da construção civil.

Os cinco selecionados para compor a missão são da rede federal de ensino e foram escolhidos pelas suas áreas de formação, além das trajetórias de envolvimento com propostas pedagógicas e de pesquisa. Eles serão responsáveis por indicar caminhos de práticas de qualidade e inovação para o ensino técnico na área da construção civil, para os formadores do ensino técnico de Moçambique.

É o caso da professora, Sheyla, que atuando no Campus Palmeira dos Índios, tem atuado na área de materiais compósitos de interesse ambiental e possui expertise adquirida, ministrando cursos de formação continuada em metodologias ativas para docentes da rede. Ela também participou do Programa Professores para o Futuro, ofertado pelo Governo da Finlândia, em conjunto com a rede federal de ensino, e coloca essas experiências em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, no Ifal.Sheyla vem atua na formação nas áreas de construção civil e materiais sustentáveis.jpeg

[Juntas, as experiências], possibilitaram a construção e o fortalecimento do conhecimento, para que pudesse fazer parte do grupo de formadores do Bramotec. Estou extremamente grata por poder participar de mais uma experiência de aprendizado e partilha representando a rede federal/Ifal, que tanto me orgulho de fazer parte”, pontuou Sheyla.

A docente foi selecionada após o mapeamento das instituições da Rede, após manifestação de interesse dos escritórios de relações internacionais das instituições e indicação de um professor da área de Construção Civil, que já tenham atuado na formação de formadores.

"A Coordenação de Relações Internacionais, juntamente com a PRPPI [Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), entendeu ser uma ação importante para nosso processo de internacionalização, sobretudo na perspectiva da cooperação sul-sul. Desta forma. Foi feita adesão à chamada, sendo indicada a professora Sheyla Marques, pelo seu excelente currículo e perfil", explica a coordenadora de RI do Ifal, Carolina Mendonça.

A primeira ida da equipe à Moçambique acontecerá no dia 14 de setembro, com a ideia de realizar diagnóstico dos espaços e ambientes que serão utilizados para o curso de formação. Nesse momento, serão duas semanas conhecendo a realidade de quatro cidades do país. Além do município Beira, onde será realizado o curso, os docentes irão a Maputo, Nampula e Queliname.

A proposta é que curso para os docentes africanos inicie em outubro, com idas com duração de 25 dias para cada grupo de cursistas. O curso foi dividido em módulos, sou responsável pelos módulos de metodologias ativas, materiais de construção civil e materiais sustentáveis”, detalha a docente do Ifal.