Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Curso de Engenharia Elétrica do Campus Palmeira recebe conceito 4 em avaliação do MEC

Processo avaliativo ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro

publicado: 07/10/2022 18h46, última modificação: 08/10/2022 06h12

Mais um curso de graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é reconhecido pelo INEP/MEC com conceito 4 (na escala de 1 a 5). Depois dos cursos de Letras-Português e Sistemas de Informação, ambos do Campus Arapiraca, agora foi a vez do curso de Engenharia Elétrica, do Campus Palmeira dos Índios. A avaliação ocorreu no período de 03 a 05 de outubro, de forma remota.

Para o coordenador do curso, professor Tiago Sousa, o sentimento é de gratidão a todos/as estudantes, professores/as e técnicos/as administrativos/as do Campus Palmeira dos Índios, pelo empenho diário e compromisso que cada um/a dedicou para chegar a este momento. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento deste trabalho por parte do INEP/MEC, reafirmando o impacto positivo do curso de Engenharia Elétrica, além, claro, do impacto do Ifal para a região e para todo o Estado de Alagoas”, afirmou o coordenador.

A estudante Fabíolla Santana, Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CAEEL) do IFAL- Campus Palmeira dos Índios, agradeceu à toda a equipe de gestão do Ifal por todo o apoio durante a jornada acadêmica dos/as estudantes. “Ficamos extremamente felizes pelo reconhecimento do curso e da instituição! Isso implicará em diversas oportunidades de crescimento para os alunos, afinal, o sonho de todos é concluir a formação e nos tornarmos os melhores engenheiros e engenheiras eletricistas”,  destacou a estudante.

De acordo com a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, esse resultado é fruto de esforços coletivos de gestores/as, docentes e técnicos/as da instituiçã, que acreditam no ensino de qualidade socialmente referenciado, público, gratuito e inclusivo que tem feito a diferença na vida dos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior do Ifal, tanto na modalidade presencial, como na modalidade a distância.

O Reitor Carlos Guedes parabenizou toda a comunidade acadêmica do Campus Palmeira dos Índios pelo resultado alcançado pelo curso de Engenharia Elétrica e reafirmou o seu compromisso com a missão do Ifal em promover educação inclusiva e de qualidade para a transformação na vida dos alagoanos. “O conceito 4, no reconhecimento do curso de Engenharia Elétrica, ofertado no interior do Estado de Alagoas, num cenário de dificuldades orçamentárias vivenciado nos últimos anos, nos motiva a enfrentar os desafios que se apresentam para que o Ifal continue sendo essa potência transformadora na vida das pessoas que mais precisam”, ressaltou o reitor.

Formação em Engenharia Elétrica - o curso apresenta uma proposta inovadora na formação de Engenheiros Eletricistas, com formação pluri e transdisciplinar, que possam lidar com as áreas mais diversas de atuação, a exemplo dos sistemas de potência, geração tradicional e renovável de energia, conversão eletromecânica de energia, eletrônica, sistemas digitais, automação, controle e servomecanismos, além de robótica e bio-sensores, com ênfase em Eletrotécnica, Controle e Automação.