Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Clube de leitura Passarinhar realiza live com o escritor Pedro Gabriel

Clube de leitura Passarinhar realiza live com o escritor Pedro Gabriel

Atividade será realizada às 19h30 pelo Google Meet

publicado: 08/09/2020 11h21, última modificação: 08/09/2020 13h54

O Clube de leitura Passarinhar, do Campus Palmeira dos Índios, realiza no próximo dia 10, uma live com o escritor Pedro Gabriel, autor de Eu me Chamo Antônio. A partir das 19h30, ele irá conversar com as professoras de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Maria Célia Silva e Vanúsia Amorim, sobre a primeira obra do convidado.

A live tem a intenção de divulgar das obras do autor, "por ser um autor contemporâneo e de público variado, mas que atinge principalmente o público juvenil, que é o alvo no nosso clube, alunos e ex-alunos do Ifal", explica Maria Célia, atual coordenadora do clube.

O projeto foi iniciado em 2011, com a professora Maria Edneide, hoje no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e já teve outros docentes do campus à frente, como Vanúsia Amorim e Diogo Souza. No momento, o clube está celebrando o centenário de João Cabral de Melo Neto e o mês da cultura popular, com atividades voltadas para a Literatura de Cordel e a publicação de textos orais, publicadas no perfil do clube no Instagram: @clubepassarinhar, onde será disponibilizado o link da live, no dia do evento.

A atual coordenadora comentou que desde o início o clube vem realizando convênios com editoras, escritores e escolas da região de Palmeira. “Um trabalho muito bom de interação entre o Ifal e a comunidade. O nome que foi escolhido do poema de Mário Quintana “Todos esses que aí estão Atravancando meu caminho, Eles passarão...Eu passarinho!” Traz consigo a ideia de voo, de alcançar outros ares através da leitura”, recorda.

A docente acrescenta que ao longo dos anos já foram organizados concursos, palestras, rodas-de-leitura, piqueniques literários, tudo com a ideia de incentivar a leitura, no entanto, com a pandemia da Covid-19 e o impedimento dos encontros presenciais, o Instagram passou a ser a principal ferramenta para a realização de atividades do clube. Por meio das redes sociais, ex-alunos, escritores e professores de outras instituições passaram a participar ativamente das atividades.O clube promove sorteios de livros e rodas de leituras literárias com os alunos no google meet.jpg

“Desde junho, a programação online do Clube foi inaugurada com centenários de autores, como Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, em que os seguidores, alunos e colaboradores do clube puderam participar através de vídeos, fotos ou textos sobre os autores homenageados. Além de contar com lives com professores convidados da UPE, UFAL e outros campi do IFAL  e escritores. O clube também promove sorteios de livros e rodas de leituras literárias com os alunos no google meet”, detalhou.

Para Maria Célia, o protagonismo dos alunos é o diferencial do clube, desde que foram iniciadas as atividades dos centenários, em junho. “Era exatamente isso que pensamos: do público fazer as homenagens à Clarice. Quem é fã de Clarice gravou seu vídeo ou tirou a foto e enviou pra gente postar, e ficou lindo. Teve uma repercussão muito boa, nesse momento em que estamos um pouco isolados dos alunos, foi uma forma carinhosa da gente se vê”, enfatiza a docente.