Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do Ifal Palmeira se classificam para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática

Três estudantes de Informática passaram em prova realizada no último sábado (30)
publicado: 03/10/2023 13h39, última modificação: 04/10/2023 09h05

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

Os alunos Gustavo Dantas, Filipe Rocha e Cauã Holanda, do 1º e 3º anos do curso de Informática do campus Palmeira dos Índios, foram classificados para a fase nacional da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A prova da fase nacional foi realizada no último sábado (30/9), no Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e desafiou os participantes na modalidade de Programação.

Os dois participaram do Grupo Preparatório de Programação Olímpica: Atletas da Programação, é um dos projetos que promove iniciativas e busca desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico, além de preparar os alunos para a OBI. Nele, os integrantes são estimulados a participar de atividades como essas como forma de agregar e abrir portas para oportunidades como bolsas de estudo e contato com profissionais da área.

Filipe Rocha, aluno do primeiro ano de Informática, contou como a experiência teve um sentimento de novidade, que ele deseja, no futuro, repetir. ‘’Sou o primeiro aluno do primeiro ano a conseguir chegar à fase nacional. Estou muito animado com minha participação e quero competir no próximo ano novamente".

Para Helynne Lima, professora de Informática no campus e coordenadora do projeto de ensino, a conquista valida o esforço dos estudantes. ‘’Estamos extremamente orgulhosos dessa conquista, pois a OBI é uma das competições mais desafiadoras da área. Os certificados de participação, além de reconhecerem a dedicação dos competidores, podem ser um diferencial’’, compartilhou.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista