Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do campus levam medalhas de prata e bronze em Olimpíada Matemática Sem Fronteiras

por Monique de Sá publicado: 29/05/2019 10h32, última modificação: 29/05/2019 10h35

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, participou da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMF) e o resultado foi bastante positivo para a instituição. Das quatro equipes inscritas para fazer a prova, uma se destacou mais e ganhou, através da competição, medalhas de prata (a nível estadual) e de bronze (a nível nacional).

A iniciativa de participar da OIMF partiu da aluna Annaliz de Araújo, que levou a proposta até a professora de matemática do campus, Andreia Rodrigues, que prontamente aceitou o desafio. A olimpíada tem como objetivo oferecer exercícios que estimulem a imaginação, racionalização e formalização de situações cotidianas, além da diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação.

Segundo a docente, a prova traz um bom nível que trabalha a matemática tradicional, além da matemática contextualizada, trazendo uma questão em outro idioma, o que a torna interdisciplinar. “Fico lisonjeada principalmente annaliz e maria clara.jpgpelo fato de o interesse ter partido de um aluno, despertando o interesse em sua turma”, acrescenta Andreia.

Preparando-se para concorrer a uma vaga no disputado curso de Medicina, Annaliz vê nas competições uma oportunidade para se preparar melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Participar dessas competições nos traz um horizonte maior e agrega mais conhecimentos. Não estamos apenas treinando para o Enem, mas é a chance de conseguirmos ter um conhecimento ainda mais amplo na área”, ressalta.

Além de Annaliz, uma das participantes da equipe é a aluna do 3º ano de Edificações, Maria Clara Gomes. Para a garota, o resultado veio em uma boa hora e ao mesmo tempo de forma inesperada. “Fomos apresentados à OIMF pelo Vinícius (outro integrante do grupo). Não nos preparamos especialmente para ela, mas utilizamos todo nosso conhecimento de dia a dia em sala de aula. Foi uma experiência nova para todos e com certeza a didática utilizada por Andreia nos ajudou a chegar neste resultado”, diz Maria Clara.

Confira os nomes dos alunos ganhadores de medalhas da OIMF:

Jayne Naelly Santos Silva
Annaliz de Araújo Carnaúba