Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Adoção de hábitos saudáveis pauta ações para Semana do Servidor no Ifal Palmeira

por Monique de Sá publicado: 31/10/2019 14h23, última modificação: 31/10/2019 14h38

Promoção de uma vida mais saudável para o servidor. Esta foi a ótica trabalhada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, na semana voltada especialmente para o Dia do Servidor Público. A ação foi organizada pelos setores de Gestão de Pessoas e a Assistência Estudantil, tendo como intuito fomentar nos servidores cuidados com sua saúde, através da realização de rodas de conversa e uma trilha ecológica.

roda de conversa.jpgNesta quarta, 30, o campus recebeu a fonoaudióloga, Marta Santos. Ela atua em Palmeira dos Índios e veio conversar com o grupo de colaboradores sobre a importância dos cuidados com a voz, já que a maioria dos profissionais atuantes no Instituto são docentes e a utilizam bastante em sala de aula. Segundo Marta, é necessário que as pessoas busquem um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista como forma preventiva, antes que ocorra sérias alterações na voz de quem a utiliza.

“Quando se utiliza bastante a voz no ambiente de trabalho, como no caso dos professores, é importante que ela esteja bem e agradável. Para isso, esses profissionais devem buscar orientações e fazer uso da prática de exercícios articulatórios, o que tornará a voz mais expressiva, trazendo sentimentos e emoções fono.jpgnela”, diz Marta.

Segundo a fonoaudióloga, o assunto renderia uma série de orientações e precauções neste quesito, por isso ela adverte: “Até o tipo de vestimenta influencia nos cuidados com a voz. É importante que não se use roupas apertadas em sala e que os servidores pratiquem exercícios físicos e vocais. Além disso, deve-se beber muita água, devido à questão da hidratação e limpeza do trato vocal e que se evite alimentos como chocolate, prejudicial à voz”, adverte Marta.

Após a roda de conversa, os servidores participaram de dinâmicas promovidas pela equipe de Assistência Estudantil e tiveram um momento musical conduzido pelo professor de Inglês, José Assis.

foto10.jpgNesta quinta-feira, 31, foi dia de contemplação das belezas naturais da cidade de Palmeira, através da realização de uma trilha ecológica. Momento que reuniu os servidores em um percurso que teve início na Praça da Independência, passou pela Cafurna de Baixo, Planalto da Borborema, Bica do Alcides, Cristo Goití e retorno para a Praça da Independência, totalizando 8 km.