Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Ifal Murici reúne profissionais e acadêmicos para 8ª Semana de Agroecologia e Agroindústria

Evento acontece na unidade, entre os dias 21 e 24 de setembro

por Jhonathan Pino publicado: 20/09/2022 08h15, última modificação: 20/09/2022 08h15

Começa nesta quarta-feira (21) a 8ª Semana de Agroecologia e Agroindústria (Semagro), do Campus Murici. Durante quatro dias, o evento irá reunir profissionais e estudantes para a 4ª Feira de Produtos Orgânicos, a 1º Feira de Produtos Inovadores e de Reaproveitamento, a Semana da Saúde, além de apresentações culturais.

Com a temática Segurança alimentar e saúde: perspectivas da alimentação brasileira, a programação da Semana conta com diversos espaços de diálogo nos quais o ensino, a pesquisa e a extensão. Para isso, irá contar com diversos convidados externos, entre profissionais e acadêmicos, além dos próprios professores e alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Programação: palestras, minicursos e oficinas

Entre os palestrantes estão, Islandia Bezerra, discutindo “Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/SSAN no dia a dia: Saúde e Ambiente em foco”, no dia 21, a partir das 10h; Clemens Rocha Fortes abordando Plantas medicinais, Luis Ko, apresentando os “Aspectos gerais da produção de orgânicos” e José Roberto Santos, discutindo os “Sistemas agroflorestais como estratégia de combate à insegurança alimentar no Brasil”, respectivamente a partir das 8h, no dia 22.]

No dia 23, os palestrantes são Sílvio Gomes de Sá, com “Saúde única e zoonoses na agricultura familiar” e Luis Eduardo Pereira, pontuando as “Vantagens e desafios da integração lavoura, pecuária e floresta”, a partir das 8h. O último dia de evento, 24, contará com Renata Medeiros, abordando “Sistemas agroalimentares: do global ao local” e Tereza Pacheco, discutindo “A importância da química na economia”.

Em paralelo, ocorrerão minicursos em áreas como produção de queijo; produtos cárneos e derivados; plantas medicinais; fabricação de doce de leite; fitopatologia; apicultura; aproveitamento integral de alimentos; produção de pão de queijo; primeiros socorros e origami.

As oficinas também acontecerão ao longo dos dias, com temas como desenvolvimento de novos produtos na Agroindústria; isolamento e microscopia de fungos; cortes especiais em ovinos e caprinos; insegurança alimentar; produção de tinta ecológica; plantas alimentícias não convencionais; saúde mental; autoestima e macramê.

As inscrições são gratuitas e acontecem por meio da página de divulgação da Semagro.