Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > XVI ERBASE aborda soluções em tecnologia para uma "Sociedade Conectada Móvel”

XVI ERBASE aborda soluções em tecnologia para uma "Sociedade Conectada Móvel”

por Gabriela Rodrigues publicado: 25/04/2016 15h14, última modificação: 28/04/2016 12h29

Segue até a próxima sexta-feira, 19, na cidade de Maceió , a XVI Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas – Sergipe, ERBASE 2016, com o tema “Convergindo para uma Sociedade Conectada Móvel”. O evento começou na última quarta-feira, 27 de abril, no Hotel Best Western Premier (antigo Radisson) e está sendo organizado por uma comissão de docentes do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió e Campus Palmeira dos índios.

Na solenidade de abertura do ERBASE, o reitor Sérgio Teixeira Costa destacou a importância do evento para estimular o debate sobre novas tecnologias e destacou o empenho dos pesquisadores do Ifal na na organização do evento. "É uma oportunidade de  desenvolver discussões sobre temas emergentes na área de ciência da computação e áreas correlatas. Temos novas ideias em foco, muitas inovações. Hoje, por exemplo, temos um smartphone, multitarefas, no qual podemos desempenhar de forma rápida várias atividades.  São tecnologias como esta, e outras que surgem do de bate, da reflexão, da troca e interação de conhecimento", exemplificou o reitor.

Solenidade de abertura do ERBASE.

Teixeira enfatizou também a atuação de pesquisadores e alunos do Ifal na produção de tecnologias consideradas inovadoras e reconhecidas nacionalmente e fora do país.

O reitor Sérgio Teixeira Costa enfatizou a atuação do Ifal na área de pesquisa e inovação em tecnologias.

O evento contou ainda com a participação do coordenadora do ERBASE e professora do Ifal Mônica Ximenes e da diretora de Marketing da Sociedade Brasileira de Computação, SBC, Eliana Almeida, que destacou a oportunidade de interação entre pesquisadores de vários Estados.

A diretora de Marketing da SBC Eliana Almeida destacou a importância da interação entre os pesquisadores.

INTERNET PARA AS COISAS

O ERBASE foi aberto com palestra do pesquisador Tiago Guedes Ferreira Bastos, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR. O palestrante abordou o tema "O que falta na Internet para as coisas", enfatizando no quanto as novas tecnologias podem ser utilizadas em facilidades no dia-a-dia e nos "comandos" de ferramentas e atividades domésticas, por exemplo. A Internet das coisas (Internet of Things – IoT) é bastante usual por ter características como segurança e usabilidade, permite novas interfaces de interação com o usuário, apresenta várias formas de conexões e não segue padrões específicos.

O tema da palestra descreve o tema geral do ERBASE, que procura neste ano enfatizar a atual e crescente sobreposição entre as esferas digital, social e móvel, que vem "Convergindo para uma sociedade conectada e móvel", na qual objetos e pessoas comunicam-se a partir de arquiteturas da chamada Internet das Coisas, baseada em computação nas nuvens e habilitada por redes de sensores, dispositivos móveis, middleware de serviços e outras plataformas de integração de dados.

Tiago Guedes abordou a Internet para as coisas.

O pesquisador utilizou a frase “Toda tecnologia realmente avançada confunde-se com mágica”, do escritor de ficção científica britânico Arthur C. Clarke (autor de 2001 Uma Odisséia do Espaço). Ao enfatizar a frase, Tiago falou das inúmeras facilidades que as ferramentas de tecnologia devem permitir aos usuários.

O EVENTO

A ERBASE é um fórum anual que envolve pesquisadores, professores, alunos e profissionais de mercado dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, em torno de discussões sobre temas emergentes da área de Ciência da Computação e subáreas correlatas. A promoção do evento é da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e, em 2016, a cidade de Maceió-AL sediará a ERBASE, sob organização do Ifal.

O evento envolve uma programação variada, incluindo palestras, minicursos, laboratórios, painéis e diversos workshops nas mais diversas áreas da Ciência da Computação. Visualize a programação completa clicando aqui.

A ERBASE é um evento consolidado que vem contribuindo desde 2001 para ampliar o relacionamento entre pesquisadores e profissionais de computação dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, bem como para a melhoria na qualidade de ensino dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da região.