Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > "Tecendo Vidas": Ifal Maceió forma mais uma turma de técnicos em Artesanato

"Tecendo Vidas": Ifal Maceió forma mais uma turma de técnicos em Artesanato

publicado: 12/03/2020 16h06, última modificação: 12/03/2020 16h11

Docentes e estudantes do Ifal Maceió celebraram a certificação dos novos artesãos formados pelo Curso Técnico Integrado em Artesanato, na modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proeja. A turma "Tecendo Vidas”, formada por 16 alunos concluintes do curso, teve a duração de três anos (os alunos iniciaram esta turma em 2017). A coordenadora do curso, professora Juliana Aguiar, relata que a faixa etária dos alunos concluintes é bastante variada, entre 30 e 70 anos, e em doze anos de existência do Curso Técnico de Artesanato, esta é a segunda turma completa a se formar com cerimônia de certificação, uma celebração significativa para a coordenação do curso e para o Instituto.

“É muito representativo. Desde 2008 temos um curso funcionando, mas com certificações esporádicos de alunos que foram se formando individualmente ou de turmas que concluíram sem cerimônia. Esta é a segunda turma na qual conseguimos reunir um número significativo de alunos concluintes e celebrar a certificação”, comemora a coordenadora do curso.

A maioria da turma é composta por artesãos que já viviam de seu ofício antes mesmo de ingressarem no curso de artesanato e que, com o certificado de um curso técnico ofertado pelo Instituto, passam a desenvolver novas técnicas e agregar valor a seus produtos. A experiência prática em Artesanato é um dos requisitos para ingresso no curso técnico do Proeja.