Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Seminário de Integração aborda o Ensino Superior no Ifal

Seminário de Integração aborda o Ensino Superior no Ifal

publicado: 01/08/2016 14h04, última modificação: 01/08/2016 14h32

Temas como “o que são os Institutos Federais?”, os desafios do ensino superior em Alagoas e no Brasil, a estrutura e o funcionamento do Instituto Federal de Alagoas - Ifal foram abordados na manhã desta segunda-feira na palestra de abertura do II Seminário de Integração do Ensino Superior. O evento foi aberto no curso superior de Tecnologia em Design de Interiores com a palestra “O Ensino Superior no IFAL”, proferida pela professora Cledilma Costa.

Durante a palestra, voltada aos estudantes recém-ingressos no Instituto, a professora reforçou o conceito de Institutos Federais enquanto instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares, multicampi e voltadas especialmente para a educação profissional e tecnológica.

A palestrante também abordou a importância da formação superior para a transformação social e destacou que desde sua implantação o Ifal vem promovendo mudanças significativas, motivadas pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Instituto, em diversas comunidades do Estado de Alagoas.

Os principais pontos apontados como desafios para a Educação Superior foram: a necessidade de estratégias para desenvolver e qualificar o ensino; aumentar as taxas de permanência dos alunos, reduzindo os índices de evasão e garantindo o rendimento escolar; valorização do trabalho docente; indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão e a interação necessária dos cursos de graduação com os de ensino médio e de pós-graduação.

Semestre Letivo

O Seminário de Integração do Ensino Superior acontece pela segunda vez no campus e é a atividade considerada o “marco” para o início de cada semestre letivo. Neste semestre (2016.2) ingressaram no Campus Maceió estudantes aprovados para as graduações em Design de Interiores (20 alunos), Bacharelado em Engenharia Civil (40 alunos), Gestão em Turismo (40 alunos), Hotelaria (40 alunos) e Bacharelado em Sistemas de Informação (36 alunos).

A programação do Seminário segue até o dia 12 de agosto e pode ser vista aqui.