Notícias
Semana de turismo MaioTur debate cultura, culinária e “Atrativos Turísticos de Maceió”
O Núcleo Prático de Relações Públicas e Eventos do Instituto Federal de Alagoas (NURPE | IFAL), com o apoio da coordenação e dos alunos de Turismo e Hotelaria, encerra amanhã, dia 19, a semana MaioTur: Culinária, cultura e lazer, que começou no dia 14 deste mês. A Semana foi composta por atividades extracurriculares para os alunos do curso de Turismo e Hotelaria com o objetivo de explorar os potenciais turísticos da capital, Maceió.
A programação envolveu conhecimentos e curiosidades para proporcionar ao aluno a experiência prática e fora de sala de aula de sistematização de um produto turístico bem como o seu desenvolvimento, execução e avaliação, sendo uma forma de estimular o exercício da atividade profissional e atividades correlatas.
A programação do Maio Tur se encerra nesta quarta-feira, 18, com a palestra intitulada “Atrativos Turísticos de Maceió”, coma a turismóloga Cristina Quirino, Secretária Municipal de Promoção do Turismo (SEMPTUR). A palestra acontece às dezenove e trinta no campus Maceió na sala do primeiro período de turismo, e é também uma forma de motivar futuros turismólogos a explorarem e divulgarem o potencial turístico da capital alagoana.
Programação
A semana do MaioTur iniciou com Concurso cultural de Bumba-meu-boi de Maceió, realizada nos dias 14 e 15 de maio no estacionamento do bairro de Jaraguá, onde diversos grupos folclóricos de “bois alagoanos” se apresentaram, concorrendo ao título de melhor do estado. O objetivo do concurso foi permitir o conhecimento sobre a cultura do estado, mostrando que existem diversas manifestações, muitas vezes desconhecidas. Na maioria das vezes passadas de pai para filho.
O dia 16 de maio foi voltado para a gastronomia regional. A gastronomia Alagoana tem variedade de pratos de comida regional, como por exemplo, o camarão, peixe, siri, polvo e outros frutos do mar ou das lagoas como o sururu, molusco extraído das lagoas, e também carne-de-sol com fava ou feijão-verde, feijoada, galinha ao molho pardo e cuscuz. Variedades de quitutes especiais, como doces e bolos de tabuleiros e tapioca também fazem parte da culinária regional, que foi estudada pelos alunos engajados no MaioTur, em uma visita realizada a restaurantes da capital alagoana.
A exposição Símbolos Alagoanos fez parte também da programação do evento no dia 17 de maio. Cartazes, fotos, informações breves sobre Alagoas e o que em si simboliza a região (como por exemplo, o artesanato) foram expostos pelos alunos do Ifal.