Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Semana de Matemática movimenta campus com experiências práticas e minicursos

Semana de Matemática movimenta campus com experiências práticas e minicursos

publicado: 04/03/2020 12h42, última modificação: 04/03/2020 12h47

Acontece até o próximo sábado, no Campus Maceió, a I Semana de Matemática do Ifal, evento que reúne atividades práticas, aulas teóricas, gincana, dinâmicas, palestras e debates voltados a alunos e professores dos cursos técnicos e superiores do Ifal. A intenção do evento é promover a interação entre docentes e discentes da Matemática e profissionais da educação, por meio de minicursos, mesas-redondas e oficinas, além de estimular o interesse pela matemática, dinamizar a aprendizagem e “desmistificar” algumas crenças de que Matemática pode ser difícil ou complicada.

Ao aplicar a oficina de poliedros de Platão e Origami em sala de aula, o professor Romilson Gomes explica que a Matemática pode ser ensinada e aprendida de forma fácil e divertida. Em sala de aula, os alunos constroem figuras geométricas, chamadas de poliedros, utilizando palitos de churrascos e jujubas. “Com esta experiência, aprende-se geometria de uma forma que os alunos não esquecem, por ser uma forma lúdica. As jujubas são os vértices e os palitos, as arestas do poliedro. Desta forma eles não esquecem”, destaca o professor.

Outro exemplo do aprendizado divertido da Matemática é o que acontece por meio do minicurso “O material dourado como uma alternativa de ensino e aprendizado de equação de segundo grau”, ministrado pela professora Renata Lúcia Sá Moreira. O minicurso consiste em usar peças cúbicas de um “joguinho”, o chamado Material Dourado, para “traduzir”, na prática, resultados obtidos por meio da resolução de equações. “Desta forma é possível visualizar de forma concreta o que se obtém no cálculo, o que facilita, e muito, o aprendizado”, avalia a professora.

Para quem prefere minicursos mais “tradicionais”, porém não menos interessantes, a Semana de Matemática oferece vasta programação abordando aspectos como resolução de problemas aritméticos e álgebra, análise combinatória e probabilidades, matemática financeira e outros temas.

A programação completa pode ser conferida aqui.

A Semana será encerrada no próximo sábado com a Gincana de Matemática.Nessa primeira edição, em comemoração dos 10 anos da existência do Curso de Licenciatura em Matemática do Ifal, também ocorre a participação de alunos egressos, com exposição de relatos de experiências profissionais e discussões sobre o ensino ofertado pela instituição.