Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Projeto Vida Escola: Alunos da rede pública visitam Campus Maceió

Projeto Vida Escola: Alunos da rede pública visitam Campus Maceió

publicado: 31/05/2016 15h45, última modificação: 31/05/2016 15h48
Exibir carrossel de imagens Alunos visitaram laboratórios do Campus Maceió

Alunos visitaram laboratórios do Campus Maceió

O campus Ifal Maceió recebeu professores, coordenadores, dirigentes e mais de 40 estudantes de 15 a 17 anos da Escola Municipal Jaime de Amorim Miranda, do bairro da Santa Lúcia, em Maceió. A visita foi realizada dentro do projeto Vida Escola, e teve como objetivo levar jovens ao Campus Maceió para conhecimento dos cursos técnicos e do processo de ingresso nos cursos ofertados pelo Instituto.

A visita contou com a presença da diretora de Apoio Acadêmico, Betânia Villar, a chefe de departamento de Ensino Técnico, Ana Karla Cavalcante e professor do campus Maceió, Cleber Nauber coordenador do projeto Vida Escola que é uma parceria entre o Ifal e instituições públicas de ensino.

Os estudantes foram recepcionados com uma palestra na qual a diretora acadêmica apresentou aos alunos o funcionamento da instituto, abordou as características dos cursos técnicos e prestou informações aos alunos sobre atividades de ensino, extensão e sobre os auxílios que contribuem e fazem parte da garantia de permanência dos alunos nos campus. Para Betânia Villar, o objetivo do Ifal é contribuir para que os alunos possam permanecer e concluir os seus estudos de melhor forma possível, ofertando as condições necessárias para as atividades de ensino, como suporte aprendizagem, alimentação, material didático e outros. Na ocasião, a chefe do departamento de ensino técnico, professora Ana Karla Cavalcante, convidou os alunos a conhecerem as dependências do Campus Maceió.

O coordenador do projeto Vida Escola, professor Cleber Nauber, destacou a importância da atividade para os alunos. “O projeto está sendo desenvolvido com metodologia diferenciada para a rede pública, de modo a estimular os alunos no resgate da sua formação tanto profissional quanto social, e hoje o Ifal tem um papel decisivo nisso” destacou o professor. O coordenador do projeto declarou ainda que os ganhos no desenvolvimento do ensino contribuíram para a redução da evasão escolar, e que o Ifal é o único instituto do Brasil que participa desse projeto, com o objetivo de fortalecer o contato entre escolas e o Instituto. “É importante este contato para que os estudantes possam conhecer e ver a dimensão que tem o ensino técnico, conhecer o ambiente e ter perspectivas na área de ensino”, complementou o professor.

Ao término da visita, os alunos relataram que não tinham a noção da dimensão do campus e dos cursos e que desejam ingressar no campus Maceió nos cursos técnicos e demonstraram interesse em futuramente ingressar nos cursos técnicos da instituição.