Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Projetos Integrados na área de Sistemas de Informação são apresentados no II Conac

publicado: 15/09/2017 12h00, última modificação: 15/09/2017 12h06
Exibir carrossel de imagens Os professores/pesquisadores Marcílio Ferreira e Mônica Ximenes levaram iniciativas  integradas ao II Conac. (Foto: Gabriela Rodrigues)

Os professores/pesquisadores Marcílio Ferreira e Mônica Ximenes levaram iniciativas integradas ao II Conac. (Foto: Gabriela Rodrigues)

Projetos integrados entre pesquisa e extensão e resultados práticos do uso de aplicativos e softwares foram alguns dos destaques apresentados por estudantes e docentes do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Ifal Campus Maceió, durante o Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica – EITIC, dentro da programação do Conac, no Campus Satuba. Nesta edição do Congresso,  o campus apresentou seis projetos de pesquisa e inovação na área de tecnologias, “desdobrados” em aplicações práticas nas comunidades (extensão), premiações da Escola Regional de Computação Bahia/Alagoas/Sergipe – Erbase, artigos e transferência de tecnologia.

Foram levados ao Conac a nova versão web para o aplicativo de agendamento de doação de sangue DOE +, o projeto de Repositório para publicações do acervo do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação – Connepi (como uma biblioteca virtual), a Avaliação da carreira de profissionais de Sistemas de Informação (a partir da análise do perfil e atuação de egressos no mercado de trabalho), a análise de Motivações, Riscos e Benefícios de terceirizações de serviços de S.I em instituições públicas, o aplicativo de oportunidades para profissionais, pesquisas e estágios em S.I. e projetos na área de modelagem e dinâmica de sistemas para arrecadação fazendária.

O coordenador do curso Bacharelado em Sistemas de Informação, professor Marcílio Ferreira, destacou que a segunda edição do Conac foi uma oportunidade de compartilhar o conhecimento e a vivência em pesquisas sendo, portanto, um monte importantíssimo para interação entre os pesquisadores do Ifal. “Além disso, é um espaço para conhecermos pesquisas que se desdobraram em programas e projetos de extensão, ganhando espaço na comunidade”, avaliou Marcílio, referindo-se a projetos integradores dentro do Programa Institucional de Extensão do Ifal – Propeq. Destacam-se como ações integradas na área de tecnologias, o aplicativo para doação de sangue Doe +, que ganhou adesão no município de Coruripe, projeto coordenado pelo professor Marcílio, e as interfaces e atividades adaptadas para aplicativos voltados a educação de crianças com autismo, pesquisa desenvolvida pela professora Mônica Ximenes e também levada ao Conac.