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Professora do Ifal Maceió é palestrante em evento de conscientização do Autismo

publicado: 06/04/2017 14h02, última modificação: 06/04/2017 14h14

A professora do curso de Sistemas de Informação do Ifal – Campus Maceió, Mônica Ximenes, profere palestra na noite desta quinta-feira (06), às 19h30, na Livraria Leitura (Parque Shopping Maceió, no bairro de Cruz das Almas), com o tema “Autismo, sinais e novas perspectivas de tratamento”. A entrada é franca.

Mônica Ximenes é mãe de um adolescente autista, presidente da Associação de Amigos do Autista – AMA/AL, pesquisadora na área de tecnologias para a educação inclusiva e idealizadora dos aplicativos ABC Autismo e Hangaut Game, plataformas voltadas à educação e aprendizado de crianças autistas e que proporcionaram ao Ifal o registro de sua primeira inovação no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).  

A palestra faz parte da programação da Semana da Conscientização do Autismo, iniciada no dia 02/04, Dia Internacional da Conscientização do Autismo. O evento é resultante de uma parceria entre o Parque Shopping Maceió e a Associação de Amigos do Autista – AMA, associação na qual a professora Mônica Ximenes também atua como voluntária. Na ocasião, além de falar sobre os sinais e tratamento do autismo, a palestrante vai abordar a importância da educação inclusiva e do acompanhamento do aprendizado para crianças e adolescentes com necessidades especiais. “Temos um trabalho desenvolvido no Ifal, na área de tecnologias voltadas a estas necessidades, adaptadas às condições específicas e que permitem o aprendizado. É uma Instituição que se preocupa e atua na educação inclusiva. Vamos também pensar em novas ações e expandir as possibilidades”, informa a professora, que também vai apresentar novos projetos na palestra.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

Com o registro da propriedade intelectual, as plataformas, desenvolvidas por estudantes do curso superior de Sistemas de Informação do Campus Maceió sob orientação da professora Mônica, passaram a ser licenciadas, comercializadas ou transferidas, conforme a Lei da Inovação nº 10.973/04. Os aplicativos trazem uma linguagem específica e recursos que auxiliam no processo de aprendizagem de crianças autistas.