Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > PROEJA forma primeira turma de técnicos em artesanato

PROEJA forma primeira turma de técnicos em artesanato

publicado: 26/02/2019 13h56, última modificação: 26/02/2019 14h23

O Ifal Maceió comemora mais uma conquista histórica: a certificação dos primeiros artesãos formados pelo Curso Técnico em Artesanato, na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. A turma “Superação” é formada por 16 alunos concluintes do curso, que teve a duração de três anos. A coordenadora do curso, professora Juliana Aguiar, relata que em dez anos de existência do Curso Técnico de Artesanato, esta é a primeira completa a se formar, com apenas uma evasão, o que representa uma conquista para o Instituto.

“É muito representativo. Desde 2008 temos um curso funcionando, mas com certificações esporádicos de alunos que foram se formando individualmente. Essa é a primeira vez que conseguimos reunir um número significativo de alunos concluintes e organizar uma cerimônia!”, comemora a coordenadora do curso.

A maioria da turma é composta por artesãos que já viviam de seu ofício antes mesmo de ingressarem no curso de artesanato e que, com o certificado de um curso técnico ofertado pelo Instituto, passam a desenvolver novas técnicas e agregar valor a seus produtos.

O concluinte Eduardo Faustino, por exemplo, é ceramista há mais de cinquenta anos. Aos 69 anos, Eduardo revela que as técnicas aprendidas no curso técnico em Artesanato influenciaram em suas obras, agregando valor. “O que eu aprendi neste curso, não tem dimensão. Tudo é muito mais valorizado depois que concluí o curso. Além do mais, nós temos a credibilidade de uma formação no Instituto Federal”, destaca Eduardo. Em suas peças, o ceramista reproduz figuras e personagens regionais. Eduardo concluiu o curso técnico de Artesanato em julho de 2018, participou da formatura em fevereiro deste ano e já expôs e comercializou suas peças em outros Estados.