Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia acontece nesta sexta-feira (13/03)

publicado: 09/03/2020 12h57, última modificação: 09/03/2020 13h02

Acontece nesta sexta-feira, 13/03, das 9 às 13 horas no auditório de Informática do Ifal Campus Maceió, a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia – OBB 2020. Podem participar das provas os aluno regularmente matriculados e cursando o ensino médio até dezembro de 2020 em qualquer escola pública ou privada, regularmente cadastradas pelo MEC e com 19 anos completados até o dia 1 de julho de 2020.  As escolas participantes podem ser inscritas até esta terça-feira (10/03), pelo professor responsável, cadastrado no site da Olimpíada.

Cada professor cadastrado deverá acessar a página da XVI OBB, a partir do dia 11/03/2020, para o download da prova, e somente os professores cadastrados poderão fazê-lo mediante sua senha pessoal (recebida no momento da inscrição). A responsabilidade pela guarda e confidencialidade do conteúdo da prova é dos professores cadastrados.

Etapas

A primeira fase da Olimpíada consiste na resolução de uma prova composta por 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo programático disponível no site da XVI OBB, em um prazo máximo de 04 horas. Para classificar-se nesta etapa, é preciso obter nota igual ou superior à nota de corte, que será divulgado no site da OBB até o dia 30/03.

Já a segunda fase consiste na realização de prova composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da 1ª Fase. Somente 16 alunos serão classificados para a etapa final que é a Seletiva que ocorrerá no Instituto Butantan: Os 15 primeiros colocados (do primeiro ao décimo quinto na segunda fase) e 01 o(a) estudante do segundo ano melhor classificado(a) após o décimo quinto lugar.

Olimpíadas Internacionais

Os melhores alunos classificados pela OBB poderão participar uma única vez da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB) e até duas vezes, participando dos respectivos processos seletivos da OBB, da Olimpíada Internacional de Biologia.

Quatro alunos (do primeiro ao quarto classificados na Seletiva da XVI OBB) serão selecionados para representar o Brasil na XXXI IBO, que ocorrerá de 03 a 11 de julho de 2020 no Japão. Quatro alunos (do quinto ao oitavo classificados na Seletiva da XVI OBB) serão selecionados para representar o Brasil na XIV OIAB, que ocorrerá na Costa Rica (data a confirmar). Dois alunos (nono e décimo classificados na Seletiva da XVI OBB) serão escolhidos como suplentes, no caso de desistência dos classificados finais.

Por critério da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, alunos que já tenham participado da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) não poderão participar da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB). Caso haja esta situação, o suplente melhor classificado será convocado para substituí-lo.

Mais informações sobre a realização das olimpíadas estão disponíveis aqui.