Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Polo Maceió forma novos profissionais pelo E-tec/Profuncionário

Ifal Polo Maceió forma novos profissionais pelo E-tec/Profuncionário

publicado: 15/03/2017 16h01, última modificação: 15/03/2017 16h38

Muita comemoração, alegria, lembranças e a sensação de missão cumprida: este foi o clima que marcou a cerimônia de certificação de conclusão dos cursos técnicos subsequentes em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar, do Instituto Federal de Alagoas/Polo Maceió, pelo programa Profuncionário, da Rede E-Tec Brasil (Educação Profissional e Tecnológica). A solenidade de certificação dos cursos técnicos aconteceu no Auditório do Senai, em Maceió, na última terça-feira (14), e habilita profissionais para o exercício de atividades específicas em escolas públicas.

Na cerimônia, o reitor do Ifal Sérgio Teixeira Costa destacou que o ciclo de certificações de novos profissionais pelo E-Tec/Profuncionario é mais uma das ações que provam que o Ifal vive um momento histórico de crescimento. “Em poucos anos, o Instituto tem vivido um processo de expansão. Passamos de quatro escolas para dezesseis em todo o Estado, e sabemos que, onde o Ifal chegou, contribuiu para mudança de realidade nas regiões de Alagoas. Além disso,  obtivemos recentemente a nota máxima no Enade (curso de Design de Interiores do Campus Maceió) e hoje somos referência nacional em educação profissiomalizante”, analisou o reitor. Na ocasião, Sérgio Teixeira anunciou aos novos técnicos a possibilidade, em fase de análises, da criação de cursos superiores dentro do programa E-tec/Profuncionário.

A expansão e a importância do Ifal como Instituto de educação que forma agentes transformadores da sociedade também foi tema abordado pela diretora do Campus Maceió, Jeane Maria de Melo. Em seu discurso, a gestora reforçou a importância da continuidade dos estudos, após a conclusão do curso técnico, e incentivou a qualificação dos estudantes. “O estudo transforma a vida das pessoas e de sociedades. Com o conhecimento, vocês podem ser o que quiserem, com diferença de que, com esforço e capacidade, vocês podem ser cada vez melhores”.

Sonho e resistência

Na ocasião, o coordenador geral da rede E-Tec Brasil/Ifal, Luiz Antonio Costa Silva destacou o esforço, a renúncias e a resistência dos estudantes, que tiveram de conciliar atividades como trabalho e compromissos familiares com a jornada de estudos e atividades do curso. “Sabemos quantas dificuldades cada um enfrentou para comemorar esta conquista hoje. Estamos diante de um grupo de vencedores, abnegados e abnegadas, heróis e heroínas da resistência. Isso tudo é também resultado de um sonho compartilhado pela equipe E-Tec, que acredita no conhecimento como elemento de transformação na vida pessoal e profissional de todos vocês”, destacou Luiz Antonio, que utilizou a famosa frase “Eu tenho um sonho”, do histórico discurso público feito pelo ativista político americano, o pastor Martin Luther King, para incentivar alunos e idealizadores do E-Tec/Profuncionario: “Mesmo diante das dificuldades, mantenham vivos e ativos seus sonhos!”, declarou.

A diretora de Educação à Distância do Ifal, Ana Cristina Nascimento Cavalcante, também parabenizou os novos profissionais pela perseverança demonstrada ao longo do curso e destacou o papel do Instituto como promotor da educação pública, gratuita, e de qualidade. “A vivência e um aprendizado ao longo de um curso do Ifal permitem uma experiência de vida muito além de um merco percurso acadêmico. Vocês venceram esta etapa, e o Instituto sempre estará de portas abertas para recebê-los de volta. Seja em cursos superiores EAD ou presenciais ou na pós-graduação, o importante é que vocês não parem nunca e sejam ótimos profissionais”, destacou Ana Cristina, dirigindo-se aos novos técnicos formados pelo programa.

A certificação de profissionais habilitados pela Rede E-Tec/Profuncionário é uma das ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), articulada ao Brasil Profissionalizado e à Expansão da Rede Federal, e articula ações de educação à distância, aulas presenciais e atividades de acompanhamento.