Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Planetário movimenta Campus Maceió e promove conhecimento em ciências e astronomia

Geral

por Gabriela Rodrigues publicado: 29/10/2015 10h53, última modificação: 06/11/2015 14h19

Uma parceria entre o IFAL, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas - CEAAL e a Usina Ciência (PROEX/UFAL) trouxe para o Campus Maceió o planetário móvel, que esteve aberto à visitação dos alunos nos dias 03 e 04 de novembro, das 8 às 17 horas, no Ginásio de Esportes no Campus da capital alagoana.

O Planetário consiste em uma cúpula com seis metros de diâmetro e quatro de altura, podendo comportar turmas de  até 40 pessoas que participam de sessões de projeção. Em seu interior são projetadas constelações, por meio de um cilindro capaz de reproduzir quase 9.000 estrelas. As sessões duram cerca de 25 minutos e abordam conceitos sobre estrelas, constelações, movimentos da Terra e fenômenos celestes, além de outras curiosidades nas áreas de astronomia, física e geografia.

De acordo com o professor de física do Campus Maceió Adriano Malta, idealizador do evento, a ideia de levar o planetário ao campus tem o objetivo de atrair os estudantes de uma forma mais viável, sem deslocá-los do seu ambiente de estudo. "A parceria entre UFAL, IFAL e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas permite, pela primeira vez, a presença do planetário no Instituto, levando conhecimento científico aos estudantes de uma forma mais atrativa", declara o professor. Malta destaca também que, além das exibições do planetário, haverá na ocasião show de química e apresentação de experiências. "E não precisa fazer inscrição. É só chegar e participar", destaca o professor.