Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Outubro Rosa: Médica do IFAL alerta para prevenção do Câncer de Mama
conteúdo

Geral

Outubro Rosa: Médica do IFAL alerta para prevenção do Câncer de Mama

por Gabriela Rodrigues publicado: 26/10/2015 16h45, última modificação: 03/11/2015 16h11
Toque-se nesta causa!

Toque-se nesta causa!

Como parte das ações da Campanha Outubro Rosa, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, promove iniciativas que marcam o encerramento do mês voltado à prevenção e combate ao câncer de mama.  A semana foi marcada por exibição do documentário de conscientização, distribuição de folhetos e laços da campanha e participação do coletivo de mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que esteve no Campus prestando esclarecimentos sobre o trabalho voluntário em apoio aos portadores da doença.

ALERTAS

Alertando a comunidade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a médica clínica do IFAL Maceió, Sueli Barros, destaca a importância de hábitos saudáveis que podem prevenir o aparecimento da doença: prática de atividades físicas regulares e alimentação com redução do uso de produtos industrializados são alguns fatores importantes que influenciam na qualidade de vida das mulheres. “O consumo de alimentos industrializados ou com agrotóxicos, o estilo de vida corrido sem  tempo para a prática de esportes e até os abalos emocionais como perdas e frustrações são fatores de risco para muitas mulheres, especialmente para as que têm histórico deste tipo de câncer de família”, complementa a médica.

Sueli informa ainda que as mulheres com histórico genético de câncer de mama devem realizar com mais frequência o autoexame das mamas e exames preventivos como ultrassonografia e mamografia de rastreio. O acompanhamento deve ser anual.