Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Olimpíada Brasileira de Biologia acontece nesta sexta no Ifal Maceió

Olimpíada Brasileira de Biologia acontece nesta sexta no Ifal Maceió

publicado: 20/02/2018 12h23, última modificação: 20/02/2018 12h28

O Ifal Campus Maceió promove nesta sexta-feira, 23/02, das 8 às 12 horas, a primeira fase da XIV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Podem participar da Olimpíada alunos inscritos na competição até o dia 19 de fevereiro, regularmente matriculado e cursando o ensino médio até dezembro de 2018 em qualquer escola pública ou privada, cadastrada pelo MEC. A idade máxima de participação dos alunos na OBB é de 18 anos.

A prova a ser aplicada nesta sexta-feira é composta por 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo programático divulgado no site da OBB. A aplicação da prova será coordenada pelo professor de Biologia Ebenézer Bernardes, do Campus Maceió. A escola será responsável pela realização das cópias das provas e pela aplicação das mesmas. Já a segunda fase do exame, para os alunos classificados na primeira etapa, acontece no dia 25/03. Em seguida, a competição segue para a terceira fase, no Instituto Butantan. Por fim, os alunos finalistas (do primeiro ao quarto classificados na XIV OBB) serão selecionados para representar o Brasil na XXIX Olimpíada Internacional de Biologia (XXIX IBO), com estudantes do mundo inteiro. em julho deste ano, no Irã. Já os alunos classificados da quinta à oitava colocação na XIV OBB serão selecionados para representar o Brasil na XII Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), que ocorrerá em setembro de 2018 no Equador.

A Olimpíada Brasileira de Biologia é uma realização do Instituto Butantan em parceria com escolas e Institutos de todo o país, com o objetivo de incentivar os estudantes e promover, de forma inovadora e dinâmica, o conhecimento sobre temas das áreas de citologia, botânica, zoologia, genética e evolução, etologia, ecologia, biossistemas e noções de farmacologia.