Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal promove Mostra de ciência, cultura e tecnologia aberta ao público

Ifal promove Mostra de ciência, cultura e tecnologia aberta ao público

Mostra Ifal do Campus Maceió "mostra a cara" do Instituto à comunidade

publicado: 01/11/2017 10h27, última modificação: 08/11/2017 11h42

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió está de portas abertas para “mostrar a cara” para a comunidade alagoana: de 07 a 10 de novembro, o Instituto promove a primeira edição de um evento inovador que reúne palestras, seminários, debates, apresentações culturais, mini-cursos e exposições. É a primeira Mostra Ifal, aberta ao público externo e que vai movimentar o Campus Maceió, com programação vasta e bastante diversificada a partir da próxima terça-feira (07).

Organizada pela Diretoria de Ensino do Campus, em parceria com a Direção Geral, a diretoria de Apoio Acadêmico e os Departamentos e Coordenações do Campus, a Mostra Ifal será aberta oficialmente no dia 08/11, às 7h30, no Auditório de Informática do Campus, com apresentação Cultural da Camerata do Ifal. Porém, no dia 07 a programação do evento já movimenta o Campus, com minicursos, mesa redonda e mostras das áreas de Ciências Humanas e Sistemas de Informação, além de atividades em comemoração aos 50 anos do Curso de Eletrotécnica e da Jornada Internacional de Ensino Pesquisa e Sustentabilidade- Jieps, evento educativo integrado à Mostra Ifal. A programação completa da Mostra pode ser conferida aqui.

A Mostra Ifal é um evento integrador que reúne atividades de todos os cursos ofertados pelo Campus Maceió. Confira quais são eles:

Cursos Técnicos Integrados: O Curso técnico integrado ao ensino médio é ofertado somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Esse curso contempla, ao mesmo tempo, a formação de nível médio em conjunto com a formação profissional. Ao concluir este curso, o estudante receberá certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico. São ofertados pelo Campus os Cursos de Edificações, Estrada, Informática, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica, Química e Artesanato (Proeja).

Cursos Técnicos Subsequentes: são cursos de formação profissional em nível técnico, ofertado a estudantes que já concluíram o ensino médio. São ofertados pelo Campus os Cursos de Mecânica, Segurança do Trabalho, Química e Eletrotécnica.

Cursos Superiores:

• Licenciaturas: Os cursos superiores de licenciatura habilitam para o exercício da docência em educação básica (da educação infantil ao ensino médio). São ofertados pelo Campus os Cursos de Letras, Matemática, Química e Ciências Biológicas.

• Bacharelado: Os cursos superiores  de bacharelados proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não. Na maior parte dos cursos é expedido o título de bacharel. No Campus Maceió , os cursos de bacharelado ofertados são em Sistemas de Informação e Engenharia Civil.

• Cursos Tecnológicos: Os cursos superiores de tecnologia são cursos que abrangem métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Os tecnólogos são de graduação com características especiais. São ofertados pelo Campus os Cursos de Design, Gestão em Turismo, Hotelaria, Construção de Edifícios e Tecnologia em Alimentos

Além da programação por curso, a Mostra Ifal reúne eventos integradores em diversas áreas.

Confira alguns destaques:

Torneio Ifal de Sumô Robô:  A disputa envolve equipes de diversos campi do Ifal e que reuneconhecimentos de robótica, programação, design, eletrônica e eletricidade. Os alunos "combatentes" devem detectar e empurrar para fora de uma arena de sumô (Dojô) o robô da equipe adversária. Cada etapa da “luta” é composta por três rounds de um minuto cada e acontece em um dojô de 77 cm, o espaço delimitado para o combate entre os robôs. Cada partida do torneio é um duelo entre dois robôs, com a duração de três rounds de 1 minuto. O robô deve ter peso de até 500 gramas e dimensão máxima de 10 cm x 10 cm.

Comemoração dos 50 anos de Eletrotécnica: O evento será constituído de exposições, debates, palestras e mini-cursos destinados a profissionais e estudantes de eletrotécnica, enfocando a importância do Curso de Eletrotécnica na formação de técnicos capazes de atuar no setor elétrico brasileiro e no progresso e desenvolvimento educacional e econômico do Estado de Alagoas. Mini-cursos serão ministrados por professores e convidados com temas atuais de eletrotécnica, como segurança, aterramento, bombeamento, riscos em instalações elétricas, tecnologia de produção digital e medidas elétricas.

Exposição e Oficinas de Artesanato: Tendo à frente alunos e alunas do Curso Técnico em Artesanato, também integram a Mostra Ifal a exposição de produtos artesanais em bancas e as oficinas de rede filé e de bordado singeleza, ministradas pelas alunas egressas do curso.

Maratona de Programação e Sistemas de Informação: Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de desenvolver sistemas durante a Maratona de Programação no Laboratório de Informática, além de Minicursos em Criptografia, Coding DOJO em Java, Arduíno e outros temas; Palestras em Bioinformática, Machine Learning, MindSet e Empreendedorismo; e Competição de Games.