Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió torna público relatório de Planejamento Orçamentário. Acompanhe.
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió torna público relatório de Planejamento Orçamentário. Acompanhe.

publicado: 18/10/2018 12h22, última modificação: 18/10/2018 12h36

Está disponível na aba “Transparência”, no site do Ifal Campus Maceió, o Relatório de Planejamento Orçamentário 2018 do Campus Maceió. Nele, é possível conferir os resultados parciais do planejamento orçamentário do Campus, considerando a coluna “planejamento final” como o limite orçamentário. Caso este limite seja ultrapassado, o campus deve remanejar recursos a fim de cobrir as despesas previstas, visto que o orçamento é escasso e para toda despesa é necessário uma fonte planejada para custeio. No relatório também é possível observar os valores empenhados e o valor executado.

É a primeira vez que o Ifal Campus Maceió torna público o planejamento orçamentário. Para compreender melhor conceitos e dados do relatório, o coordenador de Planejamento e Controle do Ifal Campus Maceió, Dickinson Moura Cavalcante, presta algumas informações, facilitando o entendimento do que está exposto no relatório. Veja a seguir:

Porque é importante conhecer o Planejamento Orçamentário do Ifal Campus Maceió?

Para que a comunidade acadêmica compreenda os rumos que a gestão está dando ao dinheiro público, destinado ao campus Maceió (ação funcionamento do Ifal). Nele estão disponíveis resultados parciais com respeito ao princípio da transparência, garantindo a população o conhecimento dos gastos públicos. É baseado em anos anteriores e nas estimativas e planejamento para o ano corrente.

O que são Indicadores Orçamentários?

São dados que apontam a eficácia do orçamento.

O Planejamento prevê remanejamento de recursos?

Sim, os recursos podem ser remanejados conforme necessidade/execução do Instituto.

O que é Nota de Empenho?

É o documento de autorização para as despesas (assinado pelos gestores ordenadores de despesas).

Qual a diferença entre despesas de Custeio e de Capital?

As despesas de Custeio são despesas destinadas à manutenção e bens materiais e serviços. As de capital, são investimentos, equipamentos e obras.


A publicação do Planejamento Orçamentário do Ifal Maceió obedece às determinações da Lei da Transparência (Lei Complementar 131), que obriga a União, os estados e os municípios a divulgar seus gastos na Internet. O descumprimento da lei pode ser denunciado aos Tribunais de Contas dos estados ou ao Ministério Público por qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato.