Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió realiza mais uma colação de grau
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió realiza mais uma colação de grau

Cerimônia aconteceu no auditório Oscar Sátyro
por Gabriela Rodrigues publicado: 10/10/2022 17h34, última modificação: 10/10/2022 18h10

O Campus Maceió celebrou no auditório Oscar Sátyro a cerimônia de colação de grau de 23 alunos dos cursos Superiores de Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia Civil; das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras/Português, Química e Matemática; e tecnológicos em Hotelaria, Gestão de Turismo, Alimentos e Construção de Edifícios, todos do Ifal Campus Maceió. A cerimônia foi presidida pela pro-reitora de Ensino Cledilma Costa (na ocasião, como reitora em exercício) e também teve a condução do diretor geral do campus Damião Augusto. 

O diretor Damião Augusto destacou em seu pronunciamento o papel do Ifal como instituição inclusiva, e falou sobreCerimônia de Colação de Grau no  dia 06/10 no campus Maceió desafios atuais vivenciados pela Rede Federal de Educação. “Somos uma instituição que, mesmo diante das dificuldades, tem feito história da sociedade alagoana por meio da educação e da inclusão. Temos hoje no Ifal Maceió um aluno com necessidades especiais vinculado ao Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) que é graduando do curso de Hotelaria. Temos aqui mais de vinte alunos com nomes sociais devidos às suas questões de gênero. Temos mulheres periféricas e empoderadas, formando-se em empreendedorismo, e já com suas pequenas empresas caminhando. E temos uma formanda negra aqui hoje, de origem periférica, neta de escravos e de uma catadora de sururu, que faz história em sua família ao se formar em um curso superior com a chancela do Instituto Federal“, relatou o diretor do Campus, emocionado.

Damião também alertou os estudantes sobre continuarem suas trajetórias e buscarem realizações. Somos uma Instituição centenária que, tradicionalmente, não forma só profissionais, mas cidadãos melhores e mais capazes. “Se vocês em algum aspecto tornaram-se pessoas melhores durante a formação de vocês, cumprimos com o nosso papel. E continuaremos a cumprir, mesmo diante dos percalços. Busquem os sonhos de vocês! Precisamos de um país melhor e estamos aqui para isso“.

Gestores do Ifal destacaram a importância e o papel social dos Institutos Federais para a formação de profissionais e cidadãosA reitora em exercício Cledilma Costa afirmou que o Ifal é responsável pela formação educacional de muitos jovens que constroem uma trajetória dentro da Instituição. “Muitos alunos entram aqui por volta dos 14 anos, quando iniciam o ensino médio, e saem ao final de sua graduação ou mesmo depois de uma pós. É uma enorme responsabilidade saber que parte tão importante da vida dessas pessoas está dedicado aqui, portanto também nos dedicamos e cumprimos o nosso papel de oferecer educação pública, gratuita, socialmente referenciada e transformadora para o país“, reforçou.

Confira a lista dos formandos, por cursos:

Tecnologia em Hotelaria

CAIO CÉSAR MIRANDA

BÁRBARA ESTHER DA SILVA

JOÃO PEDRO DOS RAMOS

ITAMARA MARIA BELO DOS SANTOS

Bacharelado em Engenharia Civil

ALEXANDRE LIMA DOS SANTOS

Licenciatura em Química

POLLYANNE CHRISTINE RODRIGUES FREIRE

Tecnologia em Construção de Edifícios

FÁBIO MANOEL DE SOUZA OLIVEIRA

Licenciatura em Matemática

NAYRA DA CONCEIÇÃO GRACIANO

IGOR CARLOS ALVIM DE ALMEIDA

Bacharelado em Sistemas de Informação

SAULO LIRA DO NASCIMENTO

ANDERSON MORAIS FEITOSA JÚNIOR

FRANCISCO EMANUEL DE SALES

MERACLIDES CLEIDSON TORRES JÚNIOR

Licenciatura em Ciências Biológicas

JULIANA MARIA PEREIRA

LEYDIANE ALEXANDRA ARAÚJO

Licenciatura em Letras/Português

SUSAN MARIA SILVA VALENÇA

ROSINEIDE ALCÂNTARA DE SOUZA

JOSUEL DE SOUZA SILVA

Tecnologia em Alimentos

LAYANNE CABRAL DE ALMEIDA

ANDERSON FERREIRA DOS SANTOS

BEATRIZ CAMILA GOMES LIRA

ALOÍSIO MONTEIRO DE CARVALHO JÚNIOR

Tecnologia em Gestão de Turismo

ELENA ALINE VIEIRA