Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió promove palestra em alusão ao Setembro Amarelo
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió promove palestra em alusão ao Setembro Amarelo

publicado: 05/09/2022 15h31, última modificação: 05/09/2022 15h32

As Diretorias de Apoio Acadêmico e de Ensino do Ifal Maceió, juntamente com o setor de saúde escolar campus, irão promover uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio com a temática: Depressão e Transtorno de Ansiedade. A palestra será ministrada nesta terça-feira (06/09), às 10h, no auditório Oscar Sátyro; e na sexta-feira, 09/09, às 16h30, também no auditório Oscar Sátyro. Pela psicóloga, nnalista de departamento pessoal e Instrutora de Gestão e Tecnologia do SENAI - AL Mickaella Bulhões. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica.

Setembro amarelo e prevenção ao suicídio

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.