Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió promove I Feira de Química com experiências práticas

Ifal Maceió promove I Feira de Química com experiências práticas

publicado: 03/06/2016 14h14, última modificação: 16/06/2016 14h22

O Ifal Maceió promoveu no dia 15 de junho, no Ginásio de Esportes do campus a I Feira de Química de Alagoas, FequiAL, realizada pelo Curso Técnico de Química do Campus Maceió. A Feira foi um "festival" de experiências práticas, jogos com química e demonstrações de uso da química aplicada ao cotidiano

A feira será uma demonstração prática de química, aplicada a situações do dia-a-dia, e busca simplificar a teoria com exibições práticas.

Experiências como o "braço hidráulico", produzido pelos alunos da turma 311 A de Eletrônica e o protótipo de "motor stirling" dos alunos da turma 612 A, de Mecânica, foram algumas das demonstrações práticas envolvendo aplicação de química/física em máquinas que podem ser utilizadas em indústrias e usinas.

Um "labirinto elétrico' também chamou a atenção dos visitantes presentes à feira de Química. Com pilhas associadas a uma argola de metal e ligadas a uma pequena lâmpada de led, alunos da turma 311 A de Eletrônica buscaram demonstrar a conversão de energia química em energia luminosa. Foram também da 311 A  de Eletrônica os alunos que apresentaram o "espiral de fogo", demonstrando princípios de combustão e movimento de gases, e "Eletrólise", que demonstra a passagem de corrente elétrica.

Princípios químicos aplicados a "energias limpas" (termoelétrica, hidráulica, solar e potencial elástica), "o uso da sílica ativa na construção civil", o uso de "sensor e presença associado a uma bateria artesanal" , "corrosão e oxidação de metais" e "reações químicas por transferência de elétrons" foram alguns dos outros temas apresentados e explicados por meio de experiências  aplicadas pelos jovens cientistas do Ifal Maceió, orientados pela professora Vânia Nascimento.

Participaram da feira alunos das turmas 2013 A (Edificações), 311-A, 313-A, 321-B, 322-B, 323-B (eletrônica) e 612 A (Mecânica). O evento  recebeu visitas de alunos, professores e pesquisadores da área.

Os alunos inscritos na Feira de Química receberão certificado de participação.