Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió oferta curso de matemática para professores da Educação Básica

Ifal Maceió oferta curso de matemática para professores da Educação Básica

publicado: 26/08/2016 13h19, última modificação: 26/08/2016 13h20

Estão abertas até o dia 04 de setembro, pelo e-mail projetodeextensao.ifal@gmail.com ou diretamente na Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, as inscrições para o Curso de Extensão ofertado pelo Ifal Maceió “A Matemática na Educação Básica: (Re) discutindo metodologias para o Ensino Fundamental”. O projeto é proposta da professora Regina Maria Brasileiro e constitui num curso de atualização/formação continuada destinado a professores do Ensino Fundamental e a estudantes de cursos de licenciatura que atuam/atuarão no Ensino Fundamental. O curso destina dezesseis vagas para professores e estudantes da comunidade externa e outras quatro para docentes ou alunos do Ifal.

O curso tem como objetivo possibilitar aos professores do Ensino Fundamental o aprofundamento teórico e prático sobre metodologias para o ensino de matemática, enfatizando o planejamento, o uso de materiais didáticos manipuláveis, utilização de jogos e softwares matemáticos que proporcionem aulas mais significativas e dinâmicas, atribuindo sentido e uso a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.

A iniciativa foi motivada pelo fato de que os cursos de licenciatura, em sua maioria, mesmo tentando amenizar a deficiência dos profissionais em formação, ofertando disciplinas sobre metodologias e práticas do ensino de matemática, não conseguem dar subsídios suficientes para a prática docente diferenciada no ensino fundamental.

O curso busca aprimorar a formação do professor, sendo esta formação um dos fatores determinantes para o avanço dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.

Atividades

Durante o curso, os professores participarão de atividades com situações-problema do ensino de matemática no Ensino Fundamental; da construção de materiais didáticos; de oficinas para aplicação de materiais didáticos e uso das tecnologias para o ensino de matemática; da discussão dos resultados encontrados a partir das aulas práticas desenvolvidas nas escolas que atuam; e da reflexão sobre a construção do conhecimento matemático. Além disso, serão organizadas palestras para aprofundamento teórico dos temas abordados durante o curso e visitas a laboratórios e espaços que possuam materiais didáticos para o ensino de matemática.

Inscrições

Para participação no curso, os requisitos são ser professor do Ensino Fundamental ou ser estudante de cursos de licenciatura que atuam/atuarão nesse nível de ensino. Para seleção dos participantes, os critérios adotados serão análise de uma carta de intenção com os motivos do interessado para participar do curso e análise de currículo vitae. As informações devem ser enviadas até o dia 04/09 para o e-mail projetodeextensao@ifal.gmail.com ou entregues pessoalmente na Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, no bloco administrativo do Campus Maceió.