Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió oferta 30 vagas para especialização em História de Alagoas
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió oferta 30 vagas para especialização em História de Alagoas

Inscrições serão abertas em 21/03

por Gabriela Rodrigues publicado: 15/03/2022 14h09, última modificação: 15/03/2022 14h51

Estarão abertas no período de 21/03 a 09/04, exclusivamente pela Internet, as inscrições do Exame de Seleção que vai oferecer 30 vagas para o curso de Especialização em História de Alagoas, ofertado pelo Ifal campus Maceió. Dentre as vagas, 15 são destinadas a professores da rede pública de ensino (estadual ou municipal), portadores de Graduação em História, Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Geografia e áreas afins;  três vagas serão destinadas às/aos candidatas/os negras/os (pretas/os e pardas/os), uma vaga às/aos candidatas/os quilombolas, duas vagas às/aos candidatas/os indígenas, duas para pessoas com deficiência, duas para servidores do Ifal e cinco destinadas à ampla concorrência.

Confira mais detalhes no edital

O processo de seleção acontece em suas etapas: a primeira é a análise de pré-projeto de pesquisa adequado às linhas do Programa, de caráter eliminatório, e a 2ª etapa é a avaliação de currículo, de caráter classificatório. O resultado da primeira etapa (referente à análise de pré-projeto de pesquisa) será divulgado conforme cronograma previsto no edital. Na segunda etapa, apenas serão avaliados os currículos das/os candidatas/os classificadas/os na análise dos pré-projetos de Pesquisa.

Serão aprovadas/os para preenchimento das vagas as/os candidatas/os que: Entregarem toda documentação exigida no prazo estipulado, obtiverem nota igual ou superior a 7,0 no pré-projeto de pesquisa e que estejam classificados/as entre as vagas disponibilizadas obedecendo aos critérios após análise de Currículo Lattes.

Sobre o curso - A especialização em História de Alagoas, que possui carga horária total de 360 horas, prevê oferta de aulas em regime presencial, nos finais de semana, regidas por um professor do componente curricular correspondente.  O curso tem como proposta a formação baseada em referenciais conceituais sobre a constituição social e histórica de Alagoas, contribuindo, dessa forma, com a introdução de temáticas da história e cultura das comunidades afro-brasileira e indígena, bem como a dos grupos operários e periféricos na educação básica.

Saiba mais sobre a especialização aqui

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação da Pós-Graduação em História de Alagoas - Campus Maceió pelo e-mail .