Notícias
Ifal Maceió inaugura nesta quarta (11/12) Núcleo de Arte e Cultura Mestre Manuca
O Reitor do Instituto Federal de Alagoas, Professor Carlos Guedes de Lacerda; o Diretor Geral do Campus Maceió, Professor Damião Augusto de Farias Santos; o Pró-Reitor de Extensão, Professor Abel Coelho; o Diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Professor Fábio José Santos, e o Coordenador de Linguagens e Códigos, Professor Valmir Pimentel Amaral, convidam toda a comunidade acadêmica do Ifal para a inauguração do Núcleo de Arte e Cultura Mestre Manuca, nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 16 horas, no Campus Maceió.
O Núcleo de Arte e Cultura reúne os espaços em que são realizadas as aulas dos cursos de extensão em música do projeto ArtIfal (cordas friccionadas, instrumentos de sopro e canto coral) e os ensaios do Coretfal e da Camerata. Na inauguração, haverá apresentações culturais do Coretfal e da Camerata e homenagem póstuma a professores do Ifal que se dedicaram ao ensino da arte em Alagoas.
Mestre Manuca
O Núcleo de Cultura do Ifal leva o nome do professor e maestro da Banda de Música da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas - Etfal, mestre Manoel Leandro Simplício. Mestre Manuca foi músico e arranjador, o lendário nasceu em União dos Palmares, em 2 de março de 1904, e faleceu em Maceió, no dia 2 de julho de 1995. Na qualidade de músico, mestre Manuca teve uma trajetória de sucesso em quem, além de maestro da banda da antiga Etfal, foi regente da Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas, mestre da Banda Francisco Pedrosa (de Coqueiro Seco) e professor no Orfanato São Domingos (de Maceió),